A Embaixada do Brasil em Maputo e o Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM) promovem a partir de hoje, uma série de actividades que pretendem explorar a convergência de objectivos e a identidade cultural entre Brasil e Moçambique. Trata-se de uma iniciativa que visa celebrar os 40 anos de estabelecimento de relações diplomáticas destes dois países, que hoje se assinalam.
Serão veiculados, a partir de hoje, nas televisões nacionais, cinco vídeos com depoimentos de Joaquim Chissano, antigo Chefe de Estado, Jorge Ferrão, Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Silva Dunduro, Ministro da Cultura e Turismo, Lourenço de Rosário, Reitor da Universidade Politécnica, e Iva Garrido, ex-bolsista, nos quais prestam suas impressões sobre as relações entre Moçambique e Brasil e suas perspectivas para o futuro.
Na próxima terça-feira, o Centro Cultural irá também inaugurar a exposição “Moçambique e Brasil – 40 anos de amizade”, organizada em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique. A mostra reunirá cerca de 50 obras de 13 artistas nacionais.
A exposição, a ser vista até o próximo dia 13 de Dezembro, contemplará obras de Silva Dunduro, Cármen Maria, Naguib, Victor Sousa, Xavier M´beve e Xikhossa. Segundo os organizadores, está é também uma forma de celebrar o papel do CCBM como ponto de encontro das artes brasileira e moçambicana na capital moçambicana.
Para o próximo dia 19 a cantora brasileira Ana Costa apresentar-se-á no Hotel Polana. Sendo que, no dia 20 irá fazer parte do show do músico angolano Matias Damásio, no campo de Maxaquene.
Refira-se que, ainda no âmbito da iniciativa, a Embaixada do Brasil irá doar ao Município de Maputo, numa data ainda a se anunciar, uma escultura do artista plástico brasileiro Darlan Rosa. Será instalada nas mediações da praça Robert Mugabe, na Baixa da cidade.