Internacional

105 ANOS DO INÍCIO DA I GUERRA MUNDIAL: Não repetir os mesmos erros

Vários problemas atingiam as principais nações europeias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colónias, ricas em matérias- -primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra.

Passam 105 anos que deflagrou esse conflito que envolveu praticamente todo o mundo; o então Império Russo esteve directamente envolvido no conflito. Esta guerra levou à queda do Império Russo. Pretexto para dois dedos de conversa com o embaixador russo, Alexandre Surikov, que está no nosso país desde 2017.

Alexandre Surikov diz ao domingo que a Rússia não queria entrar em guerra e os diplomatas e políticos faziam todo o possível para evitar as hostilidades. O Império Russo tinha vários problemas internos desde o início do século XX. Leia mais…

Texto de Belmiro Adamugy 

belmiro.adamugy@snoticicas.co.mz

One Comment

  1. Hello! I just would like to give an enormous thumbs up for the great information you’ve got right here on this post. I will probably be coming back to your weblog for extra soon.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo