DestaqueInquérito

INQUÉRITO: O que se comemora a 4 de Outubro?

Moçambique celebra amanhã, 4 de Outubro, o Dia da Paz e Reconciliação Nacional. Foi neste dia, em 1992, que o então Presidente da República Joaquim Chissano e o falecido presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, assinaram o Acordo Geral da Paz. Firmado em Roma, na Itália, o acordo marcou o fim da guerra que durou dezasseis anos. Para testar os conhecimentos dos leitores sobre a efeméride, domingo saiu à rua para saber o que sabem sobre a data.

FIM DA GUERRA CIVIL

– Nelson Chimoio, contabilista

Celebramos o dia dos acordos de paz assinados em Roma, na Itália, em 1992.

A assinatura destes acordos, entre o Governo e a Renamo, é que determinou o fim da guerra civil que durava há 16 anos. Além de marcar o fim da guerra, significou também o fim da era do monopartidarismo, entrando, deste modo, o multipartidarismo. Aliás, este foi o grande impacto disso: a paz e a entrada dos novos partidos políticos, ou seja, a democracia.

ACORDOS DE LUSAKA

– Alcídio Sambane, estafeta

Foi o dia da assinatura dos Acordos de Lusaka. Penso que estou a fazer confusão, parece- -me que são acordos da paz. Contudo, foram acordos para o bem-estar do país porque estávamos em guerra, aliás foi uma guerra entre os partidos Frelimo e Renamo. Já não me lembro de mais detalhes, mas esta guerra conduziu o país à desgraça, pois muitas infra-estruturas foram destruídas. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo