Início » INQUÉRITO: O que se comemora a 25 de Setembro

INQUÉRITO: O que se comemora a 25 de Setembro

Por Idnórcio Muchanga

Há 57 anos, no dia 25 de Setembro de 1964, guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), liderados por Alberto Chipande, assaltaram o posto administrativo de Chai, em Cabo Delgado, dando início à Luta Armada de Libertação Nacional, o que levou à instituição da data como Dia das Forças Armadas de Moçambique. Nesta senda, domingo saiu à rua para testar os conhecimentos dos munícipes sobre a efeméride.

DIA DAS FORÇAS ARMADAS

– Olinda Jorge, escriturária

Só me lembro que no dia 25 de Setembro comemoramos o Dia das Forças Armadas. Falando sério, já não me lembro de muita coisa, mas sei que a data está ligada à Luta Armada de Libertação Nacional, porque nesta época, concretamente em 1964, éramos colonizados pelos portugueses. Diante disso, um grupo de jovens decidiu se unir e lutar pelos nossos direitos e conquista da nossa independência.

NÃO ME LEMBRO

– André Chavana, comerciante

A data marca o início da Luta Armada de Libertação Nacional, o que significou a confirmação da nossa identidade como africanos e particularmente como moçambicanos, porque os nossos destinos estavam a ser decididos por quem não devia.

Foi por causa da colonização portuguesa que no dia 25 de Setembro de 1964 se desencadeou a guerra que viria a devolver a nossa identidade que só se efectivou em 1975 com a Independência. Sei também que as directrizes foram traçadas na Tanzânia, mas o conflito iniciou em Cabo Delgado. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana