Inquérito

INQUÉRITO: Munícipes falam da cidade de Maputo

Maputo celebra, esta quarta-feira, dia 10 de Novembro, 134 anos da sua elevação à categoria de cidade, numa altura em que se debate com grandes desafios no que diz respeito à melhoria das vias de acesso e saneamento. Entretanto, se é notável um crescimento a nível de infra-estruturas habitacionais e institucionais, a degradação das mais antigas chama a atenção dos cidadãos. À porta da efeméride, domingo saiu à rua para saber dos munícipes que avaliação fazem da capital do país.

HÁ ASPECTOS QUE NOS DEIXAM MAL

– Acácio Mucavele, gestor de clientes

Maputo é uma cidade bonita, mas há aspectos que estão a deixá-la mal na foto. Há vias que, sinceramente, não mereciam estar como estão. A estrada da Guerra Popular é exemplo disso. Temos edifícios que pela história que carregam mereciam um cuidado especial, mas não é o que acontece. A maioria está a ceder ao tempo e há ruínas que estão a servir de abrigo para malfeitores. Outra questão tem a ver com os vendedores informais. De alguma forma, eles contribuem para que a cidade de Maputo não seja limpa. Eu acho que uma das formas de devolver a beleza à cidade é criar condições de forma definitiva para que os vendedores sejam retirados das ruas.

ESTÁ A EVOLUIR

– Carlos Manjate, contabilista

Penso que em 134 anos é notória a evolução desta cidade. Percebo que de há um tempo para cá há um esforço no sentido de melhorar, por exemplo, a recolha de lixo. Mas a questão de parqueamento ainda é um problema muito sério, principalmente na baixa da cidade. Nos últimos tempos, há também uma tendência de aumento do custo de vida na capital. Não é fácil viver aqui, e quando pensamos em nos mudar para bairros em expansão, também enfrentamos dificuldades porque tudo está concentrado aqui. Leia mais…

Botão Voltar ao Topo