Ya! A sua humildade chegou ao ponto em que nunca tivesse dito, por omissão propositada, qual era a sua data de nascimento. Assim passámos mais de 24 anos, todos os dias a saber onde o outro se encontrava. Mas sempre se dispôs a querer saber dos aniversários dos seus amigos.

Sempre me senti deveras comprometido com quem não se esquecia do meu aniversário, tal que, em cada princípio de ano, perguntava onde passaria o meu aniversário, sabido que, bastas vezes, em razão da agenda de trabalho de um repórter solitário numa província muitas vezes não coincidia passá-lo junto da família. Tal era a vida ambulante que levava, tanto em Nampula (seis anos) quanto em Cabo Delgado (dezoito anos).

Em 2003, muito cedo combinámos que o meu aniversário passaria enquanto estivéssemos na sede do distrito de Meluco, visto que era o único tempo que teria para me apresentar um “estrutura”. Tratava-se de um administrador, na altura afecto àquele distrito, Eduardo Cando, mas que vinha despromovido da sede do Ministério da Administração Estatal. Disse- -me que era um seu amigo que devia conhecer e com ele perceber as vicissitudes da vida.

Texto: Pedro Nacuo

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Leia mais...

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 375 visitante(s) ligado(s) ao Jornal