A xenofobia na África do Sul está a revelar cidadãos ingratos, aqueles que mordem a mão que um dia foi estendida para ajudá-los e levantá-los. Este é o sentimento que domingo encontrou no Centro de Acolhimento de Maguaza, algures em Moamba, lugar de trânsito de cidadãos moçambicanos que sentiram na pele as mazelas da onda de xenofobia que atingiu recentemente este país vizinho. 

Lala ngokuthula Mugabe, o mesmo que descanse em paz Mugabe, na língua local, encimou o funeral de Estado do ex-Presidente da República do Zimbabwe, Robert Gabriel Mugabe, recentemente falecido aos 95 anos, vítima de doença.

Robert Mugabe, falecido na passada sexta-feira, aos 95 anos, foi o primeiro chefe do Executivo, eleito depois da independência do Reino Unido, em 1980, um cargo que aboliu, em 1987, ao tornar-se Presidente.

Iniciou ontem a já ansiada campanha eleitoral para as eleições de 15 de Outubro. Domingo tentou desdobrar-se pelos principais locais de concentração e traz as incidências do primeiro dia de caça ao voto. Só a Frelimo, por via de Filipe Jacinto Nyusi, a partir da província de Sofala e AMUSI, em Nampula, através de Mário Albino Muquissince, mostraram ontem os seus candidatos à presidência da República.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, exonerou, hoje, através de Despachos Presidenciais separados, Albano Macie do cargo de vice-Ministro da Administração Estatal e Função Pública e Rosário Bernardo Francisco Fernandes da função de Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O dossier da reestruturação da dívida da Ematum pode estar encerrado até ao fim da primeira quinzena de Outubro, já que o Governo espera sentar à mesa, a 30 de Setembro, com os titulares destes créditos para os convencer a aderirem à proposta apresentada em Maio.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,11 62,29
ZAR 4,16 4,24
EUR 67,19 68,49

12.09.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 323 visitante(s) ligado(s) ao Jornal