Depois do anúncio da Decisão Final de Investimentos dos Projectos Coral Sul e Golfinho Atum e da Decisão Inicial do projecto Rovuma LNG, o país está à busca de novas áreas de pesquisa de hidrocarbonetos con-cretamente nas bacias do Rovuma, Moçambique, Angoche, Delta do Zambeze e na zona Sul.

A Câmara de Despachantes de Moçambique (CDM), pela voz do seu presidente, Dixon Chongo, entende que é chegada a hora de se ponderar a criação de uma Autoridade Portuária e Fronteiriça capaz de concentrar os intervenientes do processo de desembaraço aduaneiro no mesmo local, fazer com que usem os mesmos procedimentos e harmonizem as tarifas de entrada, trânsito e saída de mercadorias.

A comercialização agrícola está a ganhar um novo ritmo graças à recente introdução pelo Ministério da Indústria e Comércio (MIC) da caderneta de comercialização, instrumento que permite a unificação de taxas de aquisição da credencial, ocupação do espaço e circulação de produtos agrícolas.

O Banco de Moçambique alerta que nos próximos quatro a cinco anos poderá ocorrer um grande fluxo de recursos financeiros em dólares que poderá conduzir à fortificação do Metical. Caso este cenário se confirme, quem tem conta em dólares poderá registar perdas reais do seu dinheiro.

E ncerra hoje, em Maputo, a VII Edição da Feira Internacional de Turismo de Moçambique denominada FIKANI, que contou com mais 1500 operadores, entre nacionais e estrangeiros. O evento serviu para trocas comerciais, firmação de parcerias e partilha de experiência entre as instituições ligadas ao turismo, sendo que os operadores e dirigentes do sector de Cultura e Turismo manifestaram interesse de ver a feira ser organizada a nível provincial.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 469 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas