A Praça da Independência, na cidade de Maputo, é o palco escolhido para as celebrações do Dia Internacional da Dança (29 de Abril) e, à semelhança do que sucede um pouco por todo o mundo, debates, oficinas, espectáculos de dança e demais actividades irão preencher a efeméride que terá também um cunho humanitário.

É que, segundo a organização, a festa da dança será também uma oportunidade para os participantes ‒artistas e público em geral ‒doarem roupas e alimentos não perecíveis para as vítimas do Idai na região central do país. Para o efeito, várias caixas estarão disponíveis para que os interessados possam fazer as suas doações que depois serão encaminhadas para as autoridades competentes, nomeadamente o INGC.

Organizado pela Vina Entretenimento e produção executiva de Casimiro Nhussi, a festa da dança, intitulada “Dança da Vida”, irá envolver dezenas de grupos de dança, desde as tradicionais, passando pela dança contemporânea, jazz, kizomba, entre outras. A Companhia Nacional de Canto e Dança, Ziqo, Grupo de Dança Timbila, Lulú Sala, entre outros irão dar o seu concurso.

A dança sempre esteve presente em todos os grandes momentos da história, mas também ela faz parte do nosso quotidiano e está marcada também nas pequenas coisas, muitas vezes até imperceptíveis.

Faz parte de um dos aspectos mais íntimos do ser humano ‒a cultura. É através da cultura que carregamos a grande carga de tradição e história de um povo e é precisamente aí onde está a grande responsabilidade que a dança tem como precursora disso.

A beleza da dança reside também no facto de o corpo falar. Usamos no mecanismo de comunicação boa parte do corpo para nos expressarmos. Quem dança tem facilidade de se comunicar porque está acostumado a lidar com o corpo de forma íntima. Conhece o corpo que tem e quais são as suas capacidades.

Texto de BELMIRO ADAMUGY
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 1114 visitante(s) ligado(s) ao Jornal