Bula-bula adora a velha sabedoria africana. Não é por acaso que se diz que em África quando fenece um ancião, arde uma biblioteca. Simples. Essa sabedoria ancestral ensina, por exemplo, que “um caçador não se esfrega com gordura e vai dormir junto do fogo”... serve para nos lembrar que devemos estar sempre de sobreaviso. Mais ou menos do tipo a tempestade não avisa... Este provérbio tem tudo a ver com o momento particular que resulta das eleições de 15 de Outubro. É que Bula-bula já viu e ouviu muito boa gente a “desdramatizar” o facto de ter “ficado de fora” na corrida para o sempre apetecível naco que é a Assembleia da República.

A sabedoria secular avisa que a ambição do Homem às vezes é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela. É triste, mas é isso mesmo… daí que Bula-bula ande maningue preocupado, preocupado mesmo, com o sumiço de um grande brother. Um tipo muito porreiro, bom da lábia, até porque se apresenta geralmente bem-humorado.

O nosso país apresenta, no final de cada semestre, números assustadores sobre acidentes de viacção. Há gente a ser atropelada a todo momento. É algo realmente medonho. Assusta mais perceber que as pessoas, grosso modo, continuam a atravessar as estradas com uma displicência de bradar os céus. Fazem-no como se as suas vidas valessem menos do que um tostão furado…

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique