Início » Vida volta à normalidade em Pembe

Vida volta à normalidade em Pembe

Por admin

A vida está gradualmente a voltar à normalidade no Posto Administrativo de Pembe, distrito de Homoine, província de Inhambane, semanas após ter experimentado momentos de agitação na sequência da movimentação de homens armados da Renamo.

O clima de desassossego, que atingiu o seu pico entre os dias 1 e 2 de Janeiro último, afectou oito povoados daquele posto administrativo, designadamente Catine, Khomo, Zakanhe, Mbenhane, Chirenguete, Vavate, Ndindane e Vuka.

A população daqueles povoados tinha abandonado as suas zonas para se refugiar na vila de Homoíne e outros distritos circunvizinhos devido aos homens armados da Renamo que estavam a fixar a sua base em Chiguive.

A referida base foi desmantelada na noite do dia 7 de Janeiro pelas Forças de Defesa de Moçambique, estando livre da Renamo.  

Desde a intervenção das forças governamentais, o clima que se vive naquela região é de tranquilidade, sendo que algumas famílias já retomaram as suas actividades normais,facto que a reportagem do domingo testemunhou semana finda. 

É o caso do senhor Arnaldo Xavier Matsimbe, proprietário de uma banca de venda de diversos produtos. “Voltei a trabalhar normalmente, daí que convido às outras pessoas que continuam fugitivas para regressarem e fazerem a sua vida”.

Conversamos, igualmente, com a enfermeira afecta no Centro de Saúde de Pembe, Odete Fabião Paulino, que reforçou que “a região está calma e mesmo as actividades nesta unidade sanitária decorrem normalmente”

A média diária  dos pacientes que procuram assistência médica naquela unidade sanitária, segundo soubemos, é de trinta, número considerado satisfatório tendo em conta a história daquele centro de saúde.

Já na Escola Primária de Pembe os professores vão testemunhando o regresso de crianças que juntamente com os pais ou outros familiares tinham abandonado a região.

A professora Albertina Francisco Mazive disse que grande parte das crianças que havia abandonado a zona já retornou, estando neste momento a frequentar a escola.

O regresso das famílias ao Posto Administrativo de Pembe ocorre num momento em que a vista das machambas proporciona um verde agradável de culturas da primeira época .

É que na região chove regularmente facto que leva as autoridades da agricultura locais a prognosticar uma boa produção nesta campanha.

Refira-se o Governo de Homoíne disponibilizou duas viaturas para o transporte das familias deslocadas, tendo avançado que o processo de retorno é satisfatório, conforme indicou João da Silva Barreto, administrador do distrito acrescentando, entretanto, que ainda existem algumas famílias nos centros de acomodação criados para acolher os deslocados.

 

Aminosse Moisés

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana