Início » Ver luz pela primeira vez na vida

Ver luz pela primeira vez na vida

Por Idnórcio Muchanga
  • Três postos administrativos de Gaza iluminados desde sexta-feira

Festa rija em Gaza. A chegada de energia eléctrica às sedes dos postos administrativos de Changanine e Alto Changane, ambos do distrito de Chibuto, e à sede do posto administrativo de Mazucane, no distrito de Chongoene, encantou as pessoas, que na sua maioria via luz eléctrica pela primeira vez.

A prenda ao povo de Gaza foi dada sexta-feira pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, após um investimento de 156 milhões de Meticais, proveniente, na sua totalidade, do Orçamento do Estado.

Foi com este fundo que foi possível a construção de duas centrais fotovoltaicas para as sedes de Changanine e Alto Changane, e a extensão da rede nacional de energia para a sede de Mazucane, no distrito de Chongoene.

O estadista moçambicano contou que no posto administrativo de Alto Changane ouviu histórias de pessoas que nunca tinham visto candeeiro alimentado por corrente eléctrica. “Pensavam que era lume aceso”, ressaltou.

O Presidente Nyusi explicou que quando era necessário desligar a luz eléctrica, algumas pessoas sopravam para a lâmpada para ver se se apagava.  Leia mais…

TEXTO DE BENTO VENÂNCIO
bento.venancio@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana