Em Foco

Unidades orgânicas foram todas consultadas

domingo ouviu também a opinião de quem considera fonte quase ligada à doxologia da universidade em causa, o Professor Carlos Machili. Ele é docente da UP desde Janeiro de 1991, chefiou o Departamento Académico, Faculdade e Reitoria.

Diz que estamos a tratar da primeira instituição do ensino superior de raiz criada no Moçambique independente. A sua missão e atributos são os mesmos do “Education Project for Mozambique” de Eduardo Mondlane (1961), do Projecto Educação da Luta Armada de Libertação Nacional (1964- 1974), do Projecto Educação na transição para o Sistema Nacional de Educação-SNE (1975-1983) e dos sucessivos períodos do SNE (1983-2019). Foi Instituto Superior Pedagógico (1985-1995), Universidade Pedagógica (1995-2019). É histórico notar que a “Educação” foi e é tema central dos congressos da Frelimo e já começa a sê-lo de todos os partidos políticos moçambicanos.

A instituição, de acordo com Machili, conquistou gradualmente o prestígio académico, inseriu-se no debate africano e internacional sobre política, planificação, administração e gestão, relevância de conteúdos de ensino, métodos e técnicas de ensino. 

Leia mais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo