Início » TRATAMENTO ANTI-RETROVIRAL: Muitas pessoas ainda têm medo de tomar medicamentos de SIDA

TRATAMENTO ANTI-RETROVIRAL: Muitas pessoas ainda têm medo de tomar medicamentos de SIDA

Por Idnórcio Muchanga

‒ diz Francisco Mbofana, secretário-executivo do Conselho Nacional de Combate à SIDA

Foiontem assinalado, em todo o mundo, o Dia Mundial de Combate à SIDA, motivo mais que suficiente para conversarmos com uma autoridade sobre a matéria e trazer a público as últimas tendências desta pandemia no país.

Quando 1400 das 1600 unidades sanitárias existentes estão a administrar o tratamento anti-retroviral (TARV), o correspondente a 90 por cento de cobertura, pouco menos que a metade, 44 por cento dos infectados, foge do tratamento mesmo com resultados positivos de testes nas mãos.

Em entrevista ao domingo, Francisco Mbofana expõe a sua tristeza com este facto e confessa ser difícil entender o que se passa. Será a estigmatização? Falta de apoio familiar? Enfim, subsistem dúvidas, no seio de uma grande verdade: o problema, hoje, já não é de acesso aos medicamentos.

Evidencia-se o medo de alguém ser descoberto que toma medicamentos.

Texto de Bento Venâncio
bento.venancio@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

1 comment

how to start a merchant services business 28 de Setembro, 2023 - 12:48

This article is absolutely incredible! The author has done a fantastic job of presenting the information in an engaging and educational manner. I can’t thank her enough for providing such valuable insights that have definitely enriched my understanding in this topic. Kudos to him for crafting such a gem!

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana