Início » CYRIL RAMAPHOSA: Que Deus me dê sabedoria

CYRIL RAMAPHOSA: Que Deus me dê sabedoria

Por Idnórcio Muchanga

Às 11.19 horas de ontem, Matamela Cyril Ramaphosajurou usar todas as suas forças e conhecimentos para servir o povo sul-africano e respeitar a Constituição da República. Pediu também a Deus que lhe dê sabedoria suficiente para liderar os sul-africanos rumo ao desenvolvimento.

Em cerimónia realizada no Estádio Loftus Versfeld, Pretória, – esta foi a primeira vez na história da jovem democracia sul-africana que um Presidente da República tomou posse em cerimónia pública – Ramaphosa, seguindo as palavras de Mogoeng Mogoeng, assumiu o trono.

A ideia da cerimónia pública partiu do próprio Cyril Ramaphosa que justificou a escolha com base na sua própria experiência depois de ter testemunhado cerimónias similares em outras nações africanas, onde eventos desta envergadura são realizados em espaços abertos com a participação da população.

Apesar de bastante concorrida, a cerimónia não escapou de algumas críticas com certos sectores da sociedade sul-africana a acusarem o novel Presidente de despesista numa altura em que há sectores com dificuldades para pagar os salários dos funcionários.

Os 4500 convidados especiais e todas as 32 mil pessoas que tomaram parte no evento foram previamente acreditados. Refira-se que destas 32 mil pessoas, 10.000 são de Pretória e regiões vizinhas, enquanto as outras 22.000 são de North West, Free State, Limpopo, Gauteng e Mpumalanga. Foram também acreditados 450 jornalistas. Os residentes das áreas circunvizinhas de Loftus Versfeld Stadium foram igualmente acreditados por razões de segurança.

A cerimónia, realizada coincidentemente no Dia de África (25 de Maio), juntou vários Chefes de Estado e de Governo da região Austral de África, do continente e do mundo e foi transmitida em “streaming” para as 9 províncias do país em telas gigantes.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, participou na cerimónia. Graça Machel também marcou presença.

Texto de Belmiro Adamugy, em Pretória

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana