Início » STAE preparado para o sufrágio

STAE preparado para o sufrágio

Por admin

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), na província de Manica afirma estar tudo a postos para que as Eleições Gerais e das Assembleias Provinciais  desta quarta-feira, decorram sem grandes sobressaltos naquela parcela do país.

O material de votação, tais como boletins, cabines de voto e outro equipamento indispensáveis para garantir uma eleição condigna encontram-se, desde semana passada, naquela província. Entretanto, todos distritos já receberam o referido material aguardando-se pela montagem das assembleias e o início do processo de votação que arranca, a escala nacional, na manhã da próxima da quarta-feira.

O director provincial substituto do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral em Manica, Luciano José, que revelou o facto ao domingo, afirmou que o primeiro lote do material de votação para as quintas eleições gerais, concretamente kits, contendo boletins para as eleições presidenciais, legislativas e provinciais, incluindo cabines de votação e outros utensílios já foram entregues aos dez distritos daquela província.

Em Manica, no global funcionarão mil e 104 mesas de assembleia de voto, envolvendo 7.728 membros de mesa de votos que para o efeito já foram formados e estão prontos para se deslocarem ao terreno. Desta número, três mil e 312 membros vem dos partidos políticos.

 A cidade de Chimoio, capital da província, é a que vai juntar mais mesas de votos, 210. O distrito de Báruè terá 111. Gôndola, 189 e Manica, 162. Mossurize terá 122 mesas. O distrito de Sussundenga terá 100 mesas, enquanto Guro, Macossa, Machaze e Tambara terão menos de 100 mesas, cada um.

Estas assembleias de voto, segundo aquele director, esperam atender na quarta-feira, um universo de 712.938 eleitores inscritos naquela província para estas eleições. Deste número, 154.681 são da cidade de Chimoio, 118.140 do distrito de Gôndola e 111.324 em Manica. Os restantes distritos não atingiram mais de cem mil eleitores recenseados, segundo dados tornados públicos pelo STAE em Manica.

O distrito de Macossa é que menos eleitores têm, com apenas 16 mil inscritos para votar nestas eleições gerais. Duma forma geral, a província de Manica escolhe 16 deputados para Assembleia da República e 80 membros para Assembleia Provincial.

Luciano José referiu na mesma ocasião que para a Assembleia Provincial, a cidade de Chimoio tem 17 mandatos e Gôndola 13 lugares. O distrito de Manica possui 12 e os restantes distritos menos de dez assentos. Tambara, a norte da província, detém apenas dois assentos a serem disputados na próxima quarta-feira.

Quando faltam apenas dois dias para o início da votação, também se últimam os preparativos a todos níveis. Para Manica foram disponibilizadas 82 viaturas ligeiras e 47 camiões para o transporte de materais, membros de mesa de votação e outro pessoal. Nas zonas de difícil acesso por terra, a alternativa será o uso de helicópteros caso a situação assim o exigir.

“Teremos ao nosso dispor meios aéreos, caso tenhamos zonas onde as viaturas não conseguem chegar devido ao mau estado das vias. O que pretendemos é ver toda gente a ser abrangida pelo processo. Onde o recenseamento aconteceu temos que ter mesas para que toda gente exerça o seu direito de voto”, disse Luciano José .

Luciano José afirmou que para estas eleições, o STAE espera registar maior participação dos eleitores nas assembleias de voto, contrariamente ao cenário verificado no pleito anterior onde os níveis de abstenção foram bastante elevados. Para isso, os órgãos eleitorais desdobraram-se no terreno em campanhas de educação cívica visando persuadir os eleitores a participarem em todo processo eleitoral de forma ordeira.

Estivemos no terreno onde durante muitos dias fizemos o trabalho de sensibilização para mudar o cenário das abstenções que foi muito alto nas eleições de 2009. A nossa mensagem foi bem recebida. Esperamos fazer melhor avaliação no dia das eleições. A nossa maior vontade é ter maior participação dos eleitores. Pensamos que será possível porque as pessoas percebem que são muito importantes para o processo democrático, porque é alí onde cada um tem a oportunidade de escolher quem poderá dirigir o país”, disse.

 

Domingos Boaventura

mingoboav@gmail.com

 

Tudo a postos para votação em Gaza

Artur Saúde

A província de Gaza já recebeu as cabinas completas de votação para o escrutínio de 15 de Outubro: urnas, boletins de voto entre outro material complementar para se distribuir atempadamente em todos os doze distritos.

Com 591 mil e 194 eleitores correspondentes a 89,90 porcento, Gaza conta com 14 mandatos na Assembleia da República (AR), menos dois em relação a 2009. Nas eleições de 2009, a província de Gaza contou com 639 mil e 658 eleitores, dos quais 392 mil e 837 votaram, o correspondente a 61,41 por cento. Abstiveram-se de votar 246 mil e 821 eleitores, ou seja 38,59 por cento.

Segundo Maria Ombe, directora provincial do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) em Gaza, a província conta nestas eleições com mil e vinte quatro mesas de voto que serão assistidas por sete mil 168 membros de mesas de assembleias de voto que serão seleccionados dos sete mil e 885 membros formados em duas fases distintas.

Do total dos membros mencionados, três mil e 72 provêm dos partidos políticos com assentos na Assembleia da República (AR), nomeadamente, Frelimo, MDM e Renamo, e os restantes foram recrutados pelo STAE através de concursos públicos, tendo sido capacitados por 204 formadores provinciais provenientes do STAE dos níveis provincial e distrital.

Segundi Maria Ombe, o STAE contará com 94 viaturas, das quais 58 pesadas e as restantes ligeiras assim como com tractores, barcos e carroças para se precaver de embaraços que possam derivar de arbitrariedades climatéricas durante a fase crucial do processo de votação”.

Os distritos de Bilene, Chicualacuala, Chibuto e Mabalane são os que provavelmente precisarão de barcos por causa dos rios que lhes atravessam. Das mil e vinte e quatro mesas de voto mencionadas, 877 funcionarão em salas de escolas públicas, 85 em edifícios particulares alugados e 62 em alpendres que estão a ser edificados neste momento. Sabe-se que esta informação já foi remetida ao Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza para planificação e afectação de seus agentes nas referidas mesas.

A nossa fonte acrescentou que para este processo, a sua instituição conta igualmente com diversos mecanismos de comunicação que incluem “telefaxs” em todos os distritos de Gaza, com a excepção de Chigubo, rádios transmissores disponibilizados pelo governo provincial e e telefonia móvel.

 

Vente e sete partidos

concorrem na cidade de Maputo

Benjamim Wilson

Um total de 27 formações partidárias, ao nível da cidade de Maputo, vai concorrer, nas eleições da próxima quarta-feira, disputando os 16 mandatos para a Assembleia da República.

A cidade de Maputo apresenta-se, deste modo, como o círculo eleitoral no país que detém o maior número de partidos concorrentes para as Eleições Gerais, Legislativas e Provinciais que esta semana irão ter lugar à escala nacional.

Segundo soubemos junto do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), para o processo de votação esta  quarta-feira, na cidade de Maputo irão funcionar um total de 994 Assembleia de Voto, sendo 202 espaços situados ao relento, mas com protecção e cobertura.

Por distrito, as Assembleias de Voto estarão distribuídas em 120 para “KaMpfumo, 142 em “Nlhamankulo”, 163 em “KaMaxaqueni”, 266 em “KaMavota”, 270 em “KaMubukwana”, 24 em “KaTembe” e 9 em “KaNyaka”.

Dados fornecidos pelo STAE indicam que em todas as 994 assembleias de voto estão escalados seis mil e 958 membros de mesas de voto (MMV’s), de um total sete mil e 653 formados para o efeito.

De referir que, na cidade de Maputo, estão registados 708.812 eleitores, os quais irão, na próxima quarta-feira, exercer o seu dever cívico, de eleger o Presidente da República, os deputados da Assembleia da República e membros das Assembleias Provinciais.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana