Início » “Representar condignamente o povo que vos delegou poder”-Verónica Macamo Dlhovo

“Representar condignamente o povo que vos delegou poder”-Verónica Macamo Dlhovo

Por admin

A presidente da Assembleia da República (PAR), Verónica Macamo Dlhovo desafiou os deputados da Renamo a honrarem o voto que lhes foi confiado pelo povo nas eleições de 15 de Outubro último. Os empossados, afirmam ter ocupado os seus assentos para poder defender a proposta da liderança do partido da criação da região autónoma Centro e Norte.

Vinte e nove dias após a investidura de 161 dos 250 deputados que compõe a Assembleia da República na presente legislatura os 89 deputados eleitos pela Renamo acabaram por tomar posse pondo fim ao boicote que vinham levando a cabo alegadamente por o escrutínio de Outubro último ter sido fraudulento.

Reagindo ao acto, a PAR afirmou que o mesmo revestia-se de grande importância para a vida política do país e em particular da AR “Pois, revela fidelidade dos deputados à vontade popular, contribuindo para a consolidação da democracia representativa e respeito pelas instituições democraticamente eleitas, garantindo assim a manutenção da paz e harmonia social”.

Por isso, saudamos e felicitamos aos colegas por esta honrosa missão e desejamos que representem condignamente no dia-a-dia o povo moçambicano que vos delegou o poder”,disse Verónica Macamo.

Entretanto, alguns deputados da Renamo entrevistados momentos depois de ocupar os seus assentos, afirmaram que o faziam em respeito ao povo que os elegeu para além de que pretendem garantir a aprovação da proposta da sua liderança da criação de regiões autónomas.

 Ganya Mussagy, eleita pelo círculo eleitoral de Inhambane chegou mesmo a afirmar que a proposta será depositada no Parlamento nas próximas duas semanas, razão pela qual tinham que tomar posse para viabilizar a sua aprovação.

“A nossa investidura significa uma prudência tendo em vista a solução dos problemas da população, entre eles, a descriminação a vários níveis. O outro aspecto, é que queremos defender a nossa proposta da criação de regiões autónomas nos círculos eleitorais onde ganhamos as eleições”,disse Ganya Mussagy apelando a Frelimo e ao MDM para apoiar a sua pretensão.

Manuel Bissopo, eleito pelo círculo eleitoral de Sofala, afirmou que ao tomar o seu lugar na AR tem como objectivo principal fazer valer a vontade dos eleitores que votaram na Renamo e seu líder.

Estamos aqui porque respeitamos o voto dos nossos eleitores, para além de que esperamos que se ratifique a nossa proposta que brevemente será deposita a luz do diálogo em curso entre o Presidente da República e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama”,disse Bissopo.

Questionado sobre que garantias tinha de que logo que o mesmo der entrada no Parlamento seria aprovado Manuel Bissopo respondeu nos seguintes termos:“Não vamos ser pessimistas porque estamos a falar dos entendimentos que podem conduzir o país a uma paz duradoira. Então, qualquer tentativa de desviar isso a Renamo tem a obrigação de se defender, sendo que as manifestações desta vez serão a escala nacional”.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana