Início » Reparação da linha de transporte para África do Sul concluída antes de Abril

Reparação da linha de transporte para África do Sul concluída antes de Abril

Por admin

As obras de reparação de três torres e respectivos cabos eléctricos de uma das linhas de transmissão de energia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) para a África do Sul ficarão concluídas no

 dia 30 de Março próximo, depois de um intenso trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo das últimas semanas por equipas técnicas da empresa e do consórcio empreiteiro contratado para o efeito.

Ressalve-se que no 21 de Janeiro de 2013, devido aos efeitos das cheias ocorridas em Moçambique, a força destruidora das águas provocou a queda de uma torre e a danificação de outras duas torres adjacentes, na zona de Pafúri, província de Gaza, culminando deste modo com o arrastamento da linha de escoamento de corrente eléctrica para a ESKOM, empresa sul-africana de venda e distribuição de corrente eléctrica na África do Sul.

Logo a seguir à ocorrência foram accionadas medidas visando rápido restabelecimento da transmissão em pleno. Foram feitas inspecções ao local e imediatamente desencadeadas diligências urgentes para a reparação dos danos causados pelas cheias.

Assim, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa fechou no dia 25 de Fevereiro de 2013 um contrato de empreitada para o restabelecimento operacional da linha.

Para dar início à intervenção das equipas técnicas foi necessário, primeiro, desencadear-se uma operação de desminagem da zona, para garantir a segurança dos técnicos e operários, uma vez que se suspeitava que as águas pudessem ter arrastado para o local minas anti-pessoal.

Concluída a operação de desminagem, seguiram-se a desmontagem das torres danificadas e a montagem das novas torres e dos respectivos cabos de transmissão, trabalho que será concluído no dia 30 de Março de 2013, altura em que então será reposta em pleno a normalidade de transmissão.

O contrato assinado com o consórcio empreiteiro para o restabelecimento da linha danificada também prevê que o mesmo venha a apresentar um projecto de melhoria das condições de segurança das linhas de transmissão de energia eléctrica da Hidroeléctrica de Cahora Bassa para a África do Sul, em zonas propensas a inundações, por forma a serem evitados danos materiais nas linhas de transmissão com situações similares à ocorrida este ano e também em

2000.

Como consequência do acidente, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa regista uma redução em cerca de 30 por cento em termos de quantidade de energia vendida ao seu principal cliente, a sul-africana ESKOM. A transmissão dos restantes 70 por cento está assegurada através de outras infra-estruturas que a empresa possui.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana