DestaqueEm Foco

Produção de cereais impulsiona sector agrícola

A produção agrícola para a campanha 2020-2021 duplicou a meta esperada, ao atingir 8,2 por cento contra os 4,1 por cento inicialmente previstos. Este crescimento resulta do desempenho positivo em quase todos os subsectores, com excepção das culturas de tabaco, cana-de-açúcar e chá que tiveram um desempenho negativo.

“Este crescimento contribuiu largamente para a retoma económica de Moçambique. De um modo geral, foi registado um crescimento positivo em quase todos os grupos de culturas”, afirmou o Presidente da República, Filipe Nyusi, no lançamento da Campanha Agrícola 2021-2022, em Vanduzi, província de Manica, destacando ainda que o facto representa um valor de produção agrícola de cerca de 321 biliões de Meticais.

A produção de leguminosas cresceu em oito por cento, tendo os feijões registado um crescimento de 10 por cento. Enquanto isso, nas oleaginosas o crescimento foi de 26 por cento. Nestas culturas destaca- -se a produção de girassol, que cresceu em 55 por cento. Nos cereais foi registado um crescimento de 12 por cento, o que elevou a produção total para 2,2 milhões de toneladas, impulsionado pelo crescimento da produção de arroz, em 19 por cento, e do milho, em 13 por cento.

O cultivo de amêndoas, por sua vez, cresceu em cerca de cinco por cento, com destaque para a produção da macadâmia (157 por cento) e do caju em um por cento. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo