Início » PRM liberta Mahomed Bachir

PRM liberta Mahomed Bachir

Por admin

O empresário Mohomed Bachir Suleimane, proprietário do complexo comercial Maputo Shopping Center em Maputo, foi ontem liberto pela Polícia e já se encontra no seio familiar na capital do país após várias semanas em cativeiro.

Segundo a Rádio Moçambique, uma fonte policial confirmou o facto e o empresário foi resgatado das mãos dos seus sequestradores algures na Macia, província de Gaza, em resultado de uma grande operação da Polícia da República de Moçambique (PRM).

A mesma fonte revelou que os raptores, perseguidos por uma unidade policial abandonaram o empresário algures na Macia, a mais de 150 quilómetros da cidade de Maputo. Presume-se que eles pretendiam chegar à província de Inhambane.

Mohomed Bachir foi raptado no passado dia 12 de Novembro à saída da mesquita situada no interior do Maputo Shopping Center de que é proprietário. Um resgate a pagar para a sua libertação poderá estar na origem do sequestro.

O empresário, que sempre se desloca com guarda-costas armados, é uma das pessoas mais ricas de Moçambique. Em 2010 foi acusado pelos Estados Unidos de ser um “barão de droga” importada da Índia e Ásia, destinada à Europa e transitada por Moçambique, bem como de utilizar as empresas vinculadas ao seu grupo MBS para branqueamento de capitais.

O Departamento do Tesouro norte-americano congelou os seus bens no país e decretou a proibição de negócios e ou transacções financeiras do empresário com cidadãos norte-americanos.

Na sequência desta acusação, a Procuradoria-geral da República de Moçambique investigou e em 2011 concluiu não haver indícios suficientes de envolvimento do empresário com tráfico de drogas, mas ter encontrado ilícitos de natureza fiscal, pelo que foi multado.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana