A Primeira-ministra, Maria Benvinda Levi, já se encontra na capital da Itália, Roma, onde para além de participar hoje na investidura do Papa Leão XIV, na Basílica de São Pedro, será recebida em audiência de cortesia pelo Sumo Pontífice juntamente com outros Chefes de delegação que participarão da referida cerimónia.
À sua chegada, Benvinda Levi foi recebida pelo Monsenhor Zoltan, em representação da Secretária do Estado da Santa Sé, os Embaixadores de Moçambique no Vaticano, Raul Domingos, e na República Italiana, Santos Álvaro.
Segundo a governante, a expectativa de Moçambique é que sejam reforçadas as excelentes relações de amizade e cooperação com o Vaticano e “ auguramos que o Papa Leão XIV seja também muito próximo de Moçambique tal como o foram o Papa João Paulo II e Papa Francisco”.
Importa referir que à margem da cerimónia da entronização do Papa Leão XIV, a Primeira-ministra irá manter, esta tarde, um encontro com representantes da Comunidade de Santo Egidio.
A Comunidade de Santo Egidio vem desempenhando um papel preponderante nas relações que tem mantido com Moçambique, com destaque para o contributo dado para a pacificação do nosso país na fase da guerra dos 16 anos e actualmente salientam-se acções de assistência humanitária, projectos ligados a área da saúde tais como o Projecto Dream virado a prevenção e combate ao HIV/SIDA. (fim)