Nacional

O que se comemora a 4 de Outubro?

4 de Outubro é o Dia da Paz e Reconciliação em Moçambique. Foi em 1992 que o então Presidente da República Joaquim Chissano e o falecido líder da Renamo, Afonso Dhlakama, assinaram os acordos, em Roma, marcando o fim de 16 anos de guerra. domingo saiu à rua para ouvir dos seus leitores o significado desta data.

Dia da reconciliação

– Abílio Sufiane, técnico da Saúde

Esta data, 4 de Outubro, é uma mais-valia do nosso Presidente Joaquim Chissano que negociou e assinou os acordos de Roma com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, no ano de 1992, marcando a reconciliação entre os moçambicanos.

A guerra durou muito tempo e nos perturbou durante muito tempo, por isso estamos em festa. A nossa preocupação é como manter essa paz e como usá-la para desenvolver Moçambique.

Acordos de Roma

–Samantha da Fátima, estudante

4 de Outubro é a data em que se assinaram os Acordos de Roma, em 1992, entre o falecido presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, e o antigo Presidente da República, Joaquim Chissano.

Significa uma reconciliação efectiva. O nosso desafio hoje é manter essa paz para garantir maior desenvolvimento, porque se houver guerra, muitos poderão se aproveitar para pilhar os recursos que o nosso país tem.

Fim do sofrimento

– Armando Mussa, cabeleireiro

Não me lembro bem do ano da assinatura dos Acordos de Paz, mas sei que foi em Roma. Afonso Dhlakama, líder da Renamo, e o nosso Presidente Joaquim Chissano foram os que assinaram os acordos de paz.

Essa data significa maior liberdade para todos os moçambicanos e marca o fim do sofrimento que todos passavam. Devemos comemorar, porque passámos a viajar e a desenvolver o país da melhor forma, sem medo. Por isso. Essa paz deve ser permanente.

Dia da Paz

– Paulino Diniz, médico

É histórica essa data, por isso estamos todos em festa, fruto dos entendimentos alcançados entre o Governo e o partido Renamo, culminando com o fim das hostilidades e a assinatura dos acordos de paz efectiva entre os moçambicanos, em Roma, em 1992.

Hoje temos de olhar para a data como um desafio para nós todos, porque marca o início do desenvolvimento. Devemo-nos preocupar em manter esta conquista. A grande lição é que a guerra é desnecessária e todos vimos infra-estruturas a serem destruídas durante a guerra.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo