Em Foco

PR anuncia lançamento da “Chama da Unidade” para 7 de Abril

– o acto terá lugar em Namatil , distrito de Mueda, província de Cabo Delgado   

O Chefe Do Estado, Filipe Nyusi, anunciou há dias, que será lançado oficialmente em Namatil, Distrito de Mueda, a Chama de Unidade Nacional e iniciar a marcha que a levará a todas as províncias do nosso país, para terminar na Praça da Independência, da Cidade de Maputo, capital do nosso País.

Este acto enquadrar-se-á no âmbito das celebrações do quadragésimo aniversário da Independência Nacional que se assinala no próximo dia 25 de Junho e conforme pontuou o Presidente da República (PR), numa exortação à Nação moçambicana, “a Chama da Unidade Nacional simboliza a nossa identidade, sintetiza a nossa moçambicanidade e a nossa capacidade de união, convivência e tolerância”.

Num outro momento o PR referiu que“a Chama de Unidade representa um legado histórico dos libertadores da nossa Pátria e dos fundadores da nossa Nação cujos ensinamentos impulsionam as novas gerações para enfrentar com firmeza os desafios de hoje, consolidar a unidade nacional e a reconciliação dos moçambicanos e construir a paz rumo ao progresso”.

Na sua exortação Nyusi refere que a nossa independência constitui o vector do nosso crescimento e desenvolvimento como Nação e como Estado “por isso não é um fim em sí mesma, mas sim o meio através do qual assumímos a responsabilidade pelo nosso próprio destino e dêmo-nos a conhecer a todo o mundo como tal”.

Na sua alocução, o Chefe do Estado exortou os moçambicanos a celebrarem o quadragésimo aniversário da nossa Independência reflectindo sobre os maiores e principais valores que definem a nossa forma de ser e de estar como moçambicanos e “reforcemos a nossa Unidade, o Espírito de Equipe e sentido de pertença que orientou os libertadores na nossa Pátria”.

Sejamos hoje, do Rovuma ao Maputo, uma equipe coesa que partilha os mesmos valores da Paz e se empenha na sua realização. Unamo-nos, hoje, para em diálogo franco e aberto como nos ensinam as nossas tradições construirmos consensos, superarmos diferenças e celebrarmos a Paz como o único caminho que nos permitirá, juntos, construir um futuro risonho para todos nós, exortou o Presidente da República.

Filipe Nyusi convidou atodos moçambicanos a participarem “na grande festa dos 40 anos da nossa emancipação política, sem discriminação racial, de filiação partidária, origem social, crença religiosa, idade e grupo étnico. Vamos todos participar com entusiasmo, solidariedade e sentido patriótico neste evento de exaltação e valorização da nossa independência como uma das nossas maiores e principais conquistas”.

 

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo