Início » Poucos ilícitos em Gaza

Poucos ilícitos em Gaza

Por admin

O processo de votação em Gaza foi marcado por quatro  ilícitos eleitorais, segundo dados apurados pelo domingo junto da Policia da República de Moçambique (PRM) em Gaza. Três dos referidos casos verificaram-se na cidade de Chókwé e um outro se observou em Chibuto.

No Chókwè, a ocorrência deu-se numa mesa de assembleia de voto que funcionou no primeiro bairro, onde uma eleitora de 35 anos de idade foi surpreendida a tentar votar pela segunda vez, depois de ter votado numa mesa de voto do quarto bairro da mesma cidade. Quando a Policia revistou a cidadã descobriu que ela estava na posse de três cartões de eleitores diferentes usados nas eleições de 2007, 2013 e 2014.

O segundo caso verificou-se na escola secundária do Chókwè onde um eleitor de 33 anos de idade, depois de ter votado, propositadamente, untou com o seu dedo molhado de tinta a cara do escrutinador, alegando que este lhe mergulhara muito o seu dedo no frasco que continha a tinta indelével. O terceiro caso, ainda no Chókwè, sucedeu quando um jovem de 20 anos de idade foi surpreendido com dois cartões de eleitores, pretendendo usá-los na votação.

Por seu turno, em Chibuto, onde se verificou o último caso, por volta das 17 horas e 30 minutos, uma jovem de 24 anos tentou votar pela segunda vez usando o cartão de eleitor de sua prima, na assembleia de voto do bairro Missaveni.

A pronta atenção dos membros das assembleias de voto e da Policia foi possível neutralizar todos os casos de ilicitude reportados para depois se fazer os respectivos autos e sua remissão ao Ministério Publico. Fora destes dados, o processo de votação foi ordeiro em toda a província de Gaza.

Alias, uma ronda feita pelo domingo no dia da votação, constatou enchentes em certas mesas de assembleias de voto da cidade e distrito de Xai-Xai, reflectindo positivamente os resultados de trabalho de educação cívica feita pelos órgãos eleitorais e seus parceiros.

Por volta das 18 horas, no fim do processo, observou-se um número reduzido de pessoas nas mesas, facto que permitiu que se iniciasse imediatamente o processo de contagem provisória dos resultados.

Entretanto, os resultados que se publicam desde quinta-feira última pelo Secretariado de Técnico de Administração Eleitoral, referentes às presidenciais, legislativas e assembleias provinciais em Gaza, dão vantagens significativas àFrelimo e ao seu candidato, Filipe Jacinto Nyusi, relativamente, os partidos Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e respectivos candidatos presidenciais, Afonso Dhlakama e Daviz Mbepo Simango.

Artur Saúde

Situação calma e ordeira em Sofala

Mais de dez cidadãos encontram-se detidos na cidade da Beira em consequência dos distúrbios ocorridos no dia 15 de Outubro nas proximidades de um posto de votação no bairro da Munhava. No mesmo dia, no distrito de Dondo, um indivíduo foi baleado por um agente da polícia. Contudo, a situação é descrita como tendo sido calma e ordeira.

Os referidos cidadãos, segundo o porta-voz do Comando Provincial de Sofala, Daniel Macuácua, teriam sido repelidos das proximidades de uma das assembleias de voto, onde pretendiam assistir à contagem dos votos.

Como forma de retaliação à acção da polícia, o grupo de jovens se deslocou ao cruzamento da avenida Samora Machel e rua Kruss Gomes, onde montaram barricadas e queimaram pneus criando um ambiente de agitação no local.

A Unidade de Intervenção Rápida (UIR), ex-FIR foi chamada a intervir, tendo disparado balas de fogo para o ar e lançado gás lacrimogéneo no sentido de repor a ordem nas mediações da assembleia de voto da Escola Primária de Macombe.

Em consequência da intervenção da polícia, mais de dez indivíduos encontram-se detidos e o Comando Provincial afirma que continua a trabalhar no sentido de identificar os principais cabecilhas que mobilizaram a revolta.

No mesmo estabelecimento de ensino, nas primeiras horas do dia da votação foi visto um agente do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral a recolher três urnas que estariam a mais naquele local.

Foi daí que um grupo de indivíduos decidiu interceptar o funcionário do STAE e impediu que ele saísse com as referidas urnas. Como forma de ultrapassar o diferendo, foram chamados ao local quadros seniores do STAE ao nível de Sofala, entre os quais os representantes dos três partidos, Frelimo, Renamo e MDM, para aferir a veracidade dos factos e conduzir as urnas para as mãos da Polícia.

O presidente da Comissão Provincial de Eleições em Sofala, Samuel Malate, acredita que terá sido esta a principal motivação que levou alguns jovens à concentrarem-se naquela assembleia de voto. 

“Tudo ficou esclarecido na presença dos três partidos com representação nos órgãos eleitorais e concordou-se que o material ficasse sob guarda da polícia”, disse Malate.

Entretanto, no posto administrativo de Mafambisse, distrito de Dondo, um cidadão foi baleado por um agente da polícia, alegadamente porque este tentou agredir o agente que se encontrava em serviço numa assembleia de voto. Em reacção, o agente sacou da arma tendo atingido o cidadão na perna direita.

Ainda no distrito de Dondo, um cidadão foi preso quando surpreendido a efectuar campanha eleitoral no dia da votação. Face ao sucedido, a Polícia lavrou dois autos contra estes cidadãos, o baleado e o que estava a fazer campanha fora do período estabelecido por lei, para que venham a responder em juízo.

Apesar do acima descrito a corporação faz um balanço positivo do dia da votação. Nos 16 distritos da província de Sofala, o ambiente vivido foi considerado calmo e ordeiro.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana