Início » PELA SUA CONTRIBUIÇÃO NO SECTOR: Ordem dos Médicos laureia 38 profissionais

PELA SUA CONTRIBUIÇÃO NO SECTOR: Ordem dos Médicos laureia 38 profissionais

Por Idnórcio Muchanga

A Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM) atribuiu, ontem em Maputo, o título de membros honorários a 38 médicos, dos quais quatro a título póstumo, com idades a partir dos 70 anos, como sinal de reconhecimento pela sua contribuição no sector da Saúde em todo o país.

O reconhecimento surge pelo facto de quase todos os profissionais deste grupo terem sido responsáveis por assegurar os destinos de Moçambique logo depois da independência, altura em que a maior parte dos médicos abandonou o país.

Além disso, foram responsáveis pela criação do Sistema Nacional da Saúde (SNS) e dos vários órgãos que compõem este sector, com destaque para o Ministério da Saúde e delegações provinciais da Saúde, além de terem contribuído para a dignificação e prestígio da profissão médica no país por terem dado o melhor de si, numa época em que havia dificuldades de diversa ordem.

Quase todos os médicos homenageados foram o suporte no período pós-independência no sector da Saúde e na Faculdade de Medicina. São heróis de uma história que ainda não foi avaliada nem contada”, disse Rui Bastos, presidente da Mesa da Assembleia geral da Ordem dos Médicos de Moçambique.

Texto de Angelina Mahumane

angelina.mahumane@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana