Em Foco

Partidos intensificaram campanha na cidade de Maputo

As formações partidárias, concorrentes ao sufrágio do próximo dia 15 de Outubro, intensificaram, esta semana, nesta etapa final de campanha eleitoral, a sua “caça ao voto”.

Caravanas partidárias escalaram, nos últimos dias, os diversos bairros dos distritos municipais de Maputo, tentando atrair o eleitorado através da transmissão dos respectivos manifestos.

Maior expressividade demonstrou o partido do “batuque e da maçaroca”, por via de uma massificação da oferta de material de campanha ao nível dos bairros, sedes de confissões religiosas, terminais rodoviárias, mercados municipais, entre outros lugares.

Na quinta-feira, juntou-se à caravana central da cidade de Maputo, a Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza, acompanhada por Isaura Nyusi, esposa do candidato da Frelimo, escalando diversos bairros da periferia, após uma calorosa e apoteótica recepção no bairro da Mafalala.

Ainda na quinta-feira passada, Maria da Luz Guebuza e Isaura Nyusi, orientaram uma reunião com funcionários públicos, para transmitir aquela que é estratégia do programa da Frelimo para a Função Pública.

Numa parte da sexta-feira, a caravana escalou a zona da Malhangalene, onde Maria da Luz Guebuza e Isaura Nyusi realizaram contactos interpessoal e porta-à-porta, além de encontros com a juventude e membros da Organização da Mulher Moçambicana (OMM).

A FESTA DA OMM

A sala do Centro de Conferências Internacional Joaquim Chissano tornou-se pequena para acolher a moldura de mulheres membros da maior organização de massas nacional, com o objectivo de participar no encontro orientado pela respectiva presidente, Maria da Luz Guebuza.

Com cânticos e danças, o ambiente foi mais animado quando a Primeira-Dama, acompanhada de Isaura Nyusi, se fez ao palco para “dar gosto ao pé”, no meio de numerosos aplausos.

Maria da Luz Guebuza disse que, a cidade de Maputo, tem estado empenhada na campanha com vista à vitória da Frelimo e do respectivo candidato à Presidência, Filipe Nyusi.

“Desde 1962 que a Frelimo esteve empenhada na melhoria da condição da mulher. Nós todos é que fazemos muito, de forma activa, para a solução dos problemas que afectam as mulheres”, disse Maria da Luz Guebuza.

Jovens também com Nyusi e Frelimo

Jovens filiados à Organização da Juventude Moçambicana (OJM) e não só, comprometeram-se a votar no partido Frelimo e no seu candidato, Filipe Jacinto Nyusi. O cometimento foi manifestado durante o encontro havido sexta-feira última em Maputo entre esta agremiação e a presidente da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), Maria da Luz Guebuza.

Na ocasião, Maria da Luz Guebuza confiou aos jovens a missão de mobilizar aos demais, com vista à sua participação no escrutínio de 15 de Outubro e votarem com consciência no candidato que irá garantir a continuidade dos projectos iniciados pelo Governo da Frelimo e que no seu manifesto eleitoral privilegia os jovens.

Mais uma vez, apelou ao civismo nos restantes dias que separam os moçambicanos do dia 15 de Outubro para que pautem pela ordem e evitem reagir, em caso de provocação.

Este fim-de-semana, Maria da Luz Guebuza encontra-se no centro do país no prosseguimento da campanha para pedir voto dos potenciais eleitores para o partido e Filipe Nyusi.

Nyusi no “showmício”

marcado para Mahlazine

Um mega-showmício está agendado para o bairro do Mahlazine, arredores da cidade de Maputo, no domingo próximo, último dia da campanha, manifestação que contará com a presença do candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, para encerrar a sua “caça ao voto”.

Está programada uma manifestação popular, da qual a Frelimo pretende assinalar de forma marcante a sua campanha para o acto eleitoral que terá lugar, na próxima semana, em todo o país.

Prevê que haja muita animação, música e interpretações musicais ao vivo, acompanha de uma rara coreografia que tem vindo a ser detalhadamente preparada para a ocasião.

Textos de Benjamim Wilson e Fotos de Inácio Pereira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo