Início » Os desportistas são uma classe especial

Os desportistas são uma classe especial

Por admin

O estadista moçambicano, Armando Guebuza, apresentou-se emocionado na cerimónia realizada em sua homenagem pelos desportistas, lembrando que estava ali entre uma família de membros especiais.

Dirigindo-se a uma plateia de campeões nacionais, regionais, continentais e mundiais, Armando Guebuza reconheceu que se sentia honrado por partilhar o mesmo espaço com verdadeiros promotores da unidade nacional.

– Os atletas e os desportistas, em geral, são uma classe especial, uma classe admirada, idolatrada e venerada pela sociedade. Os atletas e outros desportistas são promotores da Unidade Nacional,  da auto-estima, do sentido de complementaridade, da cultura de paz e de trabalho.

“Os atletas e outros desportistas são nossos embaixadores especiais, aqueles que projectam  o nome de Moçambique até em locais onde a nossa diplomacia formal não consegue alcançar, com a mesma intensidade e acutilância. Neste contexto, sermos homenageados por vós, caros atletas, caros desportistas, é um acontecimento tão honroso quanto especial daí, uma vez mais, o nosso agradecimento, também especial, a vós”, referiu o governante.

Insaciável como um verdadeiro desportista, o Presidente da República lembrou que se é verdade que nos devemos sentir satisfeitos com os nossos êxitos individuais e colectivos, também não é menos verdade que precisamos, a todos os níveis, isto é, Governo, movimento associativo e empresariado, de acções mais pragmáticas tendo em vista elevar o desempenho do nosso desporto, em toda a sua cadeia de organização, desde a base até o topo.

– Mais do que lamentar os insucessos que eventualmente tenhamos tido aqui e acolá, neste ou naquele evento local, nacional ou internacional, devemos ir buscar as causas desses insucessos, transformá-las em desafios e estes em oportunidades para revelarmos a nossa criatividade e empenho para darmos o próximo salto.

Chamou atenção para os clubes continuarem a desempenhar o seu papel natural com zelo e dedicação para o engrandecimento da prática desportiva e, por conseguinte, alcance de resultados internacionais positivos

– Recordemo-nos sempre que o desporto tem no clube a sua célula base. É no clube onde o sócio, o simpatizante e o adepto melhor se identificam e mais se predispõem para emprestar o seu saber e o seu apoio moral e material pela causa desse emblema, desse nome. É no clube onde os sócios convivem e cristalizam a sua psique, aquela pré-disposição de lealdade para com a sua equipa e para com os seus atletas, em qualquer nível ou situação.

“Com o desporto e através do desporto, a nossa Pátria Amada escreveu páginas douradas da sua história. Este é um processo que ainda continua: cresce Moçambique e com ele cresce o nosso desporto. Os nossos atletas e clubes estão a afirmar-se no panorama desportivo local e nacional, uma situação que retirou a determinadas cidades o protagonismo exclusivo de vitórias e taças”, disse o Chefe de Estado, referindo-se ao equilíbrio competitivo que se regista nas várias modalidades.

Sustentou que “qualquer das nossas equipas, em qualquer espaço geográfico da nossa Pátria Amada, pode sonhar, vencer qualquer adversário e conquistar pontos e títulos. Qualquer atleta, independentemente de onde esteja a evoluir, pode ser campeão local ou nacional. O desporto, nesta dimensão, constitui-se numa importante forja da Unidade Nacional”.

Acrescentou que “como a experiência desportiva nos ensina, as vitórias dos atletas, clubes e selecções não são obra do acaso. Elas são fruto de um trabalho aprofundado, de uma preparação cuidada e atempada e, acima de tudo, da determinação dos desportistas e do envolvimento de diferentes sectores da sociedade. Essas vitórias individuais e colectivas, em Moçambique ou no estrangeiro, cristalizam o nosso sentimento de que trabalhando, mais arduamente, podemos ir mais longe, em todas as frentes”.

Dedicou a homenagem ao Povo moçambicano, sustentando que é “a nossa principal e inesgotável fonte de inspiração, o gerador dos desportistas, ontem, hoje e sempre”.

Você pode também gostar de:

1 comment

https://www.yar7.com/vb/showthread.php?p=236681#post236681 26 de Dezembro, 2023 - 17:51

Hi there, I found your website via Google while looking for a related topic, your website came up, it looks great. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana