Início » Operadores desonestos misturam petróleo de iluminação com gasolina

Operadores desonestos misturam petróleo de iluminação com gasolina

Por Idnórcio Muchanga

Moçambique começa, a partir de Outubro, com campanhas visando a fiscalização e controlo do mercado de combustíveis
 

Algunsretalhistas adicionam petróleo de iluminação ao gasóleo e condensado de gás natural à gasolina, o que afecta a qualidade de combustíveis e concorre, igualmente, para a rápida danificação de viaturas.

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) admite que, efectivamente, tem sido fraco o controlo da qualidade de combustíveis em toda a cadeia de distribuição e comercialização, o que abre espaço para a sua adulteração, recorrendo-se frequentemente ao petróleo de iluminação como adulterante.

Moisés Paulino, director nacional de Hidrocarbonetos e Combustíveis, disse ao domingoque o Governo moçambicano importa 100 por cento dos combustíveis para consumo interno.

Explicou que dada a posição geoestratégica do país, permite também o trânsito, pelo seu território, de combustível aos países vizinhos da SADC, persistindo, também, o desafio de se assegurar o controlo tanto dos produtos petrolíferos destinados ao mercado interno, assim como para os que são para trânsito ou reexportação.

Texto de Bento Venâncio
bento.venancio@snoticicas.co.mz
 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana