Início » Nyusi na cimeira da União Africana

Nyusi na cimeira da União Africana

Por admin

. Segurança e combate ao terrorismo no topo da agenda da reunião

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, participa hoje, na cidade sul-africana de Joanesburgo, na Vigésima Quinta Cimeira Ordinária da União Africana (UA) que amanhã termina. Espera-se que participem no evento a maioria dos pouco mais de cinquenta chefes de Estado e de Governo de toda Africa, estando no centro da agenda o debate em torno da segurança e terrorismo. Trata-se da primeira participação do estadista moçambicano nas reuniões da mais importante entidade diplomática do continente. 

 

 

O evento servirá para Moçambique manifestar, uma vez mais, o seu compromisso de seguir a agenda africana, que vinca a necessidade de promoção da paz, a par da aceleração da integração económica do continente.

O Chefe de Estado poderá discursar esta tarde, à semelhança de outros estadistas africanos  recém-eleitos, nomeadamente, da Nigéria e da Namíbia, saudando seus pares e reafirmando que Moçambique está com África na busca da estabilidade sócio-economica e politica.

Jakaya Kikuete, da Tanzânia, participa no evento pela última vez, prevendo-se que se despeça dos seus pares na tarde de hoje.

Nyusi faz-se acompanhar nesta deslocação pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Balói, pelo Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, pela Ministra do Género e Accão Social e pelo vice-ministro da Saúde, uma delegação que espelha as expectativas de Moçambique neste encontro.

Sob o lema ano de empoderamento da mulher perante agenda até 2063, as reuniões começaram no domingo passado, envolvendo reuniões paralelas dos diferentes órgãos da União Africana.

Destes encontros, particular destaque mereceu a reunião do Conselho Executivo cuja cerimónia de abertura contou com a intervenção da Presidente da Comissão Africana, Nkosazana Dlamini Zuma.

Na ocasião, falou da necessidade de os estados-membros da união olharem para o seu percurso e reflectirem sobre os desafios que enfrentam sobretudo na questão da integração.

Por seu turno, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, Simbarashe Mumbengegwi,  presidente de mesa do Conselho Executivo, apelou aos ministros dos estados-membros para a necessidade de revisão dos métodos de trabalho dos diferentes órgãos da união africana visando sua eficiência no cumprimento de diferentes mandatos.

PREOCUPACÕES EM TORNO

DA EXPANSÃO DO TERRORISMO

O terrorismo destaca-se como ameaça real com expansão de acções de movimentos radicais no continente, sobretudo na Nigéria e na Somália.

Aliás, vislumbra-se nesta cimeira a preocupação com medidas amplas de segurança, com mobilização de fortes unidas da polícia e das forcas armadas.

O acesso a sala de convenções de Sandton, em Joanesburgo e bastante limitado, marcado por protocolos secretos em matéria de segurança, protocolos que restringe, até certo ponto, a actividade da Imprensa africana que marca presença em peso.

Não obstante, as ruas de Joanesburgo encontram-se engalanadas, destacando-se o apego ao arco-íris, que retrata as cores de uma Nação que soube vencer a violência racial.

A 25ª Cimeira de Chefes de Estado e Governos que hoje inicia tem como ponto crítico a análise do teor do relatório trazido pelo Conselho da Paz e segurança. Este conselho congrega quinze países. Moçambique, África do Sul e Namíbia representam a SADC neste fórum privilegiado.

Espera-se, neste encontro, que a Presidente da Comissão Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, exija soluções práticas que visam o combate efectivo do terrorismo em África que ganha terreno com acções bárbaras do Boko Haram (na Nigéria) e do Al-Shabaab no sul de da Somália.

Nkosazana Zuma falará ainda do conflito, cada vez tenso, entre o Sudão e o Sudão do Sul, que grassa ambos países desde 2013, sem deixar de fora a instabilidade política prevalecente em alguns estados africanos, designadamente, Líbia, Burundi, República Centro Africana, dentre outros.

A adopção de reformas estruturantes nas Nações Unidas exigem dos africanos o esboço de um plano conjunto e não passara a margem da cimeira que hoje começou.

Prevê-se que amanhã decorra a eleição de três membros do Comité de Peritos para o Bem-estar da criança e de outros seis para a Comissão Africana dos Direitos Humanos. Moçambique não apresentou candidatos para estas comissões.

 OBJECTIVOS DA UNIÃO

Recorde-se que a União Africana foi fundada a 11 de Julho de 2000 para substituir a Organização da Unidade Africana (OUA), criada a 25 de Maio de 1963.

O órgão segue o modelo de integração da União Europeia  e do NAFTA (Acordo de Comercio Livre da América do Norte). A substituição da OUA pela União Africana teve como ponto de partida o desajustamento de alguns dos seus objectivos, como a independência dos países africanos então colonizados e o da luta contra toda e qualquer manifestação do colonialismo ou neocolonialismo face ao actual contexto histórico-político dos seus estados-membros. Por outro lado, a instituição foi criada com o objectivo de não só colocar o continente africano no panorama económico mundial como também para resolver problemas sociais, económicos e ate políticos dos estados africanos. Nas nossas próximas edições, retomaremos este assunto.

Instituições internacionais em alerta

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, disse ontem  em Joanesburgo, África do Sul, que as instituições internacionais, entre as quais a União Africana (UA), estão em alerta máximo relativamente à situação de paz e segurança em Moçambique.

Baloi que falava à margem da XXVª cimeira da UA acrescentou que o Governo não tem ainda reacção relativamente ao discurso da Renamo porque foi pronunciado e reproduzido nos últimos dois dias. Contudo, sublinhou que a comunidade internacional está atenta com a situação aguardando o relatório do Governo moçambicano para que haja uma resposta em prontidão. 

Bento Venâncio,

África do Sul
Fotos de Armando Munguambe

Você pode também gostar de:

1 comment

USA News 1 de Dezembro, 2023 - 11:20

http://www.spotnewstrend.com is a trusted latest USA News and global news provider. Spotnewstrend.com website provides latest insights to new trends and worldwide events. So keep visiting our website for USA News, World News, Financial News, Business News, Entertainment News, Celebrity News, Sport News, NBA News, NFL News, Health News, Nature News, Technology News, Travel News.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana