Início » Norfund tem representação em Maputo

Norfund tem representação em Maputo

Por admin

O Fundo de Investimento Norueguês para os Países em Desenvolvimento (Forfund) conta desde a semana finda com uma representação regional para a África Austral, 

cujo objectivo é consolidar a sua estratégia de investimento nas áreas onde tem vindo a participar, nomeadamente, agrícola, turística e processamento agro-industrial, entre outras.

A cerimónia da inauguração daquela sede foi testemunhada pelos Ministro da Indústria e Comércio, Amando Inroga, do Desenvolvimento Internacional da Noruega, Heikki Holmas e o Director Geral de Norfund, kjell Roland.

O Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique intervindo na ocasião descreveu as vantagens que aquela instituição poderá trazer para o país, assim como para região, através do desencadeamento de acções que permitam melhorar a vida das populações.

“Esta instituição tem desenvolvido actividades relevantes para crescimento económico, sobretudo no ramo agrário e esperamos com a entrada em funcionamento da sua sede em Maputo, atingir níveis mais elevados de desenvolvimento”, referiu.

Por sua vez, o Ministro Norueguês do Desenvolvimento Internacional garantiu que o seu país poderá ainda intervir através de outras iniciativas, com particular atenção nos projectos relacionados com a prossecução de energias renováveis e comércio sustentável.

Por seu turno, o director do Norfund referiu que a estratégia daquela instituição para visa promover o desenvolvimento que própria Noruega vem perseguindo desde o século XX, altura em que vigorava na lista dos países mais pobres.

Falando ainda da experiência daquele país para sair da pobreza referiu que o centro de estratégia de desenvolvimento concentrou as suas acções na geração de energia hidroeléctrica, nas áreas de construção e indústria transformadora através da introdução de novas tecnologias que permitiram o aumento da produção e produtividade agrícola.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana