Início » “Não fazemos encontros para fotografia”

“Não fazemos encontros para fotografia”

por admin

O Presidente da República reiterou a sua disponibilidade de se encontrar novamente com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, “não para uma fotografia, mas para produzir resultados concretos para a satisfação do povo moçambicano”.

Filipe Nyusi que respondia a uma pergunta dos jornalistas que o acompanharam na visita, disse ainda que em Moçambique a única forma de se alcançar o poder é através das eleições, razão pela qual o nosso país é elogiado pelo mundo pela regularidade na escolha dos seus dirigentes. “O ciclo eleitoral é respeitado o que significa que continuamos firmes na democracia no mundo”.

Sobre se estaria em condições de se reunir novamente com o líder da Renamo para desbloquear a tensão política, o Chefe do Estado respondeu nos seguintes termos:“Como Presidente, há possibilidade a qualquer momento, se é para falar sobre a paz e outros aspectos do desenvolvimento do país. Sempre dissemos que estamos disponíveis. Nós, como governo, não fazemos encontros para fotografia, mas para produzir resultados almejados pelo povo moçambicano e neste caso, o povo está a precisar da nossa intervenção, pelo que tudo vamos fazer para que aconteça esse encontro, mas para trazer soluções concretas para o povo que precisa de ficar tranquilo, calmo e sossegado para produzir e desenvolver o país. Portanto, estou pronto”.

Entretanto, o PR teve um almoço de trabalho com o presidente do Movimento Democrático de Moçambique, Daviz Simango, o qual serviu para a troca de impressões sobre a governação, quer central, assim como municipal e neste último caso no concernente à descentralização de serviços como educação, saúde à semelhança do que está acontecer no Município de Maputo.

“Como sabem após a minha tomada de posse reuni com ele em Maputo e na altura decidimos que os encontros iriam continuar. Portanto, são encontros de consulta e troca de opiniões. Foi bom, discutimos aspetos que interessam a sociedade e os nossos partidos. O grande denominador comum foi a questão da paz e cada um perguntava o que está a falhar e desenhamos uma estratégia comum, naturalmente que não houve discordância de que o país tem que estar em paz”, disse o Chefe do Estado, sublinhando que o acto se enquadrava no processo de inclusão.

Por sua vez, Davis Simango disse à saída do referido encontro que o mesmo serviu para abordagem de questões relacionadas com a paz, descentralização e necessidade de investimento nas autarquias e processo de dragagem do acesso ao Porto da Beira, entre outras questões para a melhoria da vida das populações.

“Nós trocamos ideias e naturalmente vamos transmitir às várias lideranças. Como sabem, temos o privilégio de dirigir partidos políticos e comunicarmo-nos com moçambicanos. Temos que interagir sempre, porque o que precisamos é a paz efectiva para que todos possamos ser úteis,”disse Daviz Simango, para quem é preciso haver este tipo de encontros para “o sol nascer para todos”.

Você pode também gostar de:

1 comment

link bokep 15 de Agosto, 2023 - 11:45

Good article. It is rather unfortunate that over the last years, the travel industry has already been able to to deal with terrorism, SARS, tsunamis, bird flu, swine flu, plus the first ever real global recession. Through everything the industry has really proven to be sturdy, resilient and dynamic, acquiring new approaches to deal with hardship. There are usually fresh issues and possibilities to which the marketplace must just as before adapt and act in response.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana