Em Foco

“Na quarta-feira, sim a Nyusi e à Frelimo”

Na derradeira fase da campanha eleitoral, a brigada chefiada pela presidente da Organização Moçambicana (OMM), Maria da Luz Guebuza, escalou três províncias do Centro do país, nomeadamente Sofala, Manica e Tete, onde apelou à população a votar na Frelimo e no seu candidato Filipe Jacinto Nyusi esta quarta-feira, dia 15 de Outubtro.

A tónica da mensagem da presidente da OMM foi o voto pela continuidade e desenvolvimento de Moçambique, acto que, segundo disse, só se pode efectivar com a vitória do partido Frelimo e Nyusi.

Ciente de que o Governo de Moçambique, liderado pelo seu partido, enfrenta ainda dificuldade de vária ordem, Maria da Luz Guebuza referiu que ninguém pode resolver os problemas de uma só vez, em alusão a pronunciamentos segundo os quais o governo deve ser substituido porque não faz nada.

Socorreu-se de exemplos do crescimento de Moçambique, como a construção de estradas, pontes, expansão do ensino, de unidades sanitárias nos locais mais recônditos do país.

O impacto dos “sete milhões” de meticais foi igualmente a tónica de Maria da Luz Guebuza ao mesmo tempo que citava em cada zona por si visitada os resultados visíveis daquela iniciativa, traduzidos na construção de casas de alvenaria, criação de postos de trabalho, desenvolvimento de actividades agrárias e comerciais.

Antigamente, os nossos filhos tinham que sair das zonas de origem para lugares distantes à procura de estabelecimentos de ensino nos níveis secundário e superior mas, com a prioridade na expansão do ensino no país, já temos universidades nas nossas provincias”, salientou.

Em todos os encontros, em que se fazia acompanhar pela esposa do candidato da Frelimo, Isaura Nyusi, a presidente da OMM priorizou contactos interpessoais com mulheres, combatentes da luta de libertaçao e jovens. A estes últimos fez passar a mensagem sobre o percurso do partido Frelimo em diferentes contextos que marcaram esta formação política desde a sua criação, em 1962. “E preciso que os nossos filhos conheçam a história do partido de forma a darem continuidade e não serem facilmente alienados por pessoas que, conhecendo a história, procuram distorcê-la”, exemplificou.

“Votem no meu marido

que não se vão decepcionar!”

– Isaura Nyusi, esposa do candidato da Frelimo

Em todas as reuniões, Maria da Luz apresentou Isaura Nyusi, a esposa do canditado Filipe Nyusi, a quem espera passar o testemunho depois da vitória de 15 de Outubro, que, como disse a presidente da OMM, será garantida pelo voto popular.

Por seu turno, Isaura Nyusi pediu aos moçambicanos para depositarem confiança no seu esposo porque é efectivamente um candidato ideal, a medir pela sua experiência e qualidades.

“Filipe Nyusi é um homem humilde e comprometido com o trabalho. Digo isso porque o conheço muito bem. Recebi-o nos Caminhos de Ferro de Moçambique quando entrou pela primeira vez como operário. Vi o seu crescimento gradual em diversas funções até chegar a candidato a presidente da República. Por isso, garanto-vos, votem nele que não se vão decepcionar”, garantiu.

Isaura Nyusi agradeceu o conforto recebido em todas as províncias e pediu para que o mesmo se reflicta nas mesas de votação, esta quarta-feira, instando todos a participarem em massa, independentemente do estado de tempo que se fizer sentir.

A brigada da presidente da OMM encerrou a sua campanha ontem com um “showmício” na cidade de Tete, depois de ter escalado todas as províncias do país, para a “caça” do voto.

Anabela Massingue

Fotos de Armando Munguambe

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo