Início » Município de Namaacha doa 50 cabeças de gado

Município de Namaacha doa 50 cabeças de gado

Por admin

O Governo da vila municipal de Namaacha, provincia de Maputo, vai entregar na próxima quinta-feira, 50 cabeças de gado bovino de raças nguni a 25 famílias para o fomento pecuário.

Trata-se de famílias que foram seleccionadas em sete bairros residências e que reúnem as condições exigidas para o efeito, como ter a capacidade de pastar e cuidar do animal, ter uma charrua e ser residente nos bairros abrangidos. Cada família beneficiária vai receber duas cabeças fêmeas.

Depois de reproduzirem, as autoridades autárquicas vão recolher os novilhos para posteriormente entregar a outras famílias.

O Vereador de Actividades Económicas do Município de Namaacha, Iassine Aly, disse que as cabeças, para além de servirem os beneficiários vão igualmente ajudar as famílias circunvizinhas na lavoura das suas machambas.

Num outro desenvolvimento, Iassine Aly, referiu que as autoridades autárquicas já têm técnicos veterinários que vão fazer o controlo sanitário dos animais.

As cabeças foram adquiridas em Inhambane e, actualmente os técnicos estão a avaliar a situação clínica de cada animal.

Falando sobre as causas que levaram a adquirir os animais fora de Maputo, Aly, disse que foi lançado um concurso para o fornecimento de 50 cabeças duma só vez, nenhum dos residentes desta província mostrou a sua disponibilidade é quando a edilidade achou necessário ir mais longe.

As amostras foram encaminhadas para a Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane e os resultados poderão ser conhecidos a partir de amanhã.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana