DestaqueEm Foco

MELHORAMENTO DE CAIS: Porto de Maputo passa a receber navios até 300 metros

  • Para o efeito, foram investidos 70,5 milhões de dólares americanos

O Porto de Maputo está a elevar a sua capacidade de atracagem e de manuseamento de carga. Para o efeito, estão em curso obras de construção de raiz e modernização dos cais 6, 7, 8 e 9, o que vai permitir que, a partir do próximo ano, o porto passe a receber navios de grande calado em simultâneo.

As intervenções incluem a construção de pavimento de acesso, defesas, onde os navios encostam ao atracar, cabeços, linha-férrea, tores de iluminação, uma vez que o porto funciona 24 horas, além de redes de serviços.

As obras foram adjudicadas à construtora Mota-Engil, num investimento estimado em 70,5 milhões de dólares norte-americanos, dos quais 52,5 milhões estão a ser aplicados nos cais 6, 7 e 8, e cerca de 18 milhões para o cais 9.

Até ao momento foram terminadas obras dos cais 9 e 8, faltando 7, a ser finalizado ainda neste mês de Novembro, enquanto o cais 6 estará pronto em Fevereiro.

Os cais 6, 7 e 8 beneficiarão igualmente, no princípio do próximo ano, de trabalho de dragagem visando aumentar a profundidade dos actuais -12 para -16 metros. O cais 9 passará de -12 metros para -15. Leia mais…

Texto de Idnórcio Muchanga
idnórcio.muchanga@snoticias.co.mz

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo