– Alberto Nhavoto, advogado em Sofala
O advogado Alberto Nhavoto classifica de positivo o desempenho do Governo durante o seu primeiro ano de governação ao mesmo tempo que diz ser prematuro tecer qualquer crítica sobre o não cumprimento das promessas eleitorais visto tratar-se do início da implementação do Plano Quinquenal 2015-2019.
Segundo defendeu logo após a tomada de posse o Governo na pessoa do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi tudo fez para garantir a manutenção da paz e estabilidade nacional e a prova disso são os dois encontros mantidos com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, outras lideranças políticas, sociedade civil e líderes das confissões religiosas.
“Logo após a tomada de posse o Presidente da República manifestou a vontade de manter a paz mas não foi correspondido pela liderança da Renamo e pelo partido que suportou a sua candidatura. Portanto, a manutenção da paz foi o estandarte do primeiro ano da sua governação e faço votos que ele continue os esforços para o reatamento do diálogo político tendo em vista o alcance da paz almejada pelos moçambicanos”,disse Alberto Nhavoto.
Sobre que ministério ensombrou o primeiro ano deste Governo, o nosso entrevistado apontou o dedo ao Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos como sendo o que teve menor desempenho.
E justificou nos seguintes termos: “ Este ministério ficou apagado ou seja, não se fez sentir e andou ausente. Uma das acções que deveria ter garantido é o respeito dos direitos humanos nas prisões, assim como evitar a fuga de cadastrados das cadeias”.
Relativamente aos que se evidenciaram apontou os ministérios das Finanças e Economia, da Educação e Desenvolvimento Humano, da Saúde e por fim das Obras Públicas, Recursos Hídricos e Habitação, que no seu entender se destacaram na melhoria das condições da vida da população.