Início » MAEFP lança campanha de avaliação de documentos

MAEFP lança campanha de avaliação de documentos

Por admin

O Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP) lança na próxima terça-feira, 9 de Junho corrente, no Município de Xai-Xai, Província de Gaza, a segunda Campanha Nacional de Avaliação de Documentos.

As autoridades do MAEFP pretendem com esta iniciativa promover o acesso célere à informação e a preservação da memória institucional, organizar os arquivos na administração pública, entre outros.

O evento vem na sequência das celebrações do dia Internacional de Arquivo que se assinala nesta terça-feira, a nível mundial, cujo lema é Arquivos, Harmonia e Amizade. Em Moçambique o lema é O papel dos Arquivos na Preservação da Memória institucional da Administração Pública.

De acordo com uma nota do Ministério da Administração Estatal e Função Pública a campanha terá a duração de três anos e vai abranger todos os órgãos e instituições da Administração Pública a nível nacional, devendo ser avaliados os documentos que foram produzidos antes e depois de 2008, altura em que entrou em vigor o Sistema Nacional de Arquivo do Estado.

De referir que a primeira campanha aconteceu no passado ano de 2013. Durante esse período algumas instituições fizeram regular das massas documentais acumuladas tendo sido processadas mais de 24 mil metros lineares de documentos, capacitados mais de cinco mil funcionários e agentes do Estado.

No mesmo período foram organizados 69 arquivos intermediários, foi igualmente iniciado o processo de organização em 345 órgãos e instituições do Estado.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana