Início » Implantadas 25 estacas da ponte Maputo-KaTembe

Implantadas 25 estacas da ponte Maputo-KaTembe

Por admin

Um total de 25 estacas para a construção dos pilares da futura ponte que vai atravessar a Baia de Maputo, ligando a baixa da capital do pais e o Distrito Municipal da Ka Tembe, foram implantadas até ao presente momento.

Segundo um relatório apresentado na passada sexta-feira, na reunião do Conselho Consultivo daquele distrito, orientado por David Simango, durante a sua presidência municipal aberta, as estacas foram implantadas do lado da margem sul da Baia de Maputo.

Tal como foi referido ainda, encontra-se em execução trabalhos de construção do maciço de ancoragem no quadro da edificação da futura ponte que vai ligar Maputo e KaTembe.

De acordo com o informe da vereação municipal da KaTembe, até ao momento foram executadas 19 das 24 estacas previstas para a edificação de uma das torres da margem Sul.

Ainda no que diz respeito às obras de construção da futura ponte Maputo-KaTembe, o informe apresentado dá conta de que foram executadas um conjunto de 11 das 35 estacas previstas para aquele viaduto no lado Sul.

MELHORIA DE ESTRADAS

A rede de estradas no Distrito Municipal da KaTembe tem estado a registar melhorias significativas, através de um trabalho de reabilitação e de manutenção de rotina que está a ser desenvolvido naquela parcela de Maputo.

Conforme destaca o informe apresentado no Conselho Consultivo do distrito, a estrada número 403, de terra batida, ligando Ka Tembe a Bela Vista, beneficiou de um trabalho de nivelamento.

Por sua vez, a estrada número 404, entre o bairro de Chamissava e o cruzamento com a Avenida do Metical, beneficiou igualmente de trabalhos de manutenção periódica e de rotina.

O troço da estrada que liga a Escola da Marinha e o estaleiro da China Road and Bridge Construcion, empreiteiro encarregue da construção da Ponte Maputo-KaTembe, beneficiou de melhoramentos numa extensão de 12 quilómetros.

No quadro da melhoria das vias rodoviárias do distrito da KaTembe, destaca-se igualmente o alargamento da artéria compreendida entre a Marinha e o Bairro de Incassane.

De referir que, o Distrito Municipal da KaTembe adquiriu diverso tipo de equipamento para realizar trabalhos de melhoramento de estradas, sendo de destacar a mais recente compra de um camião basculante de 16 metros cúbicos e uma retroescavadora.

Recentemente, tiveram início trabalhos de melhoria de cerca de 16 quilómetros de estradas de terra batida, entre os bairros de Chali e Inguide, no interior da KaTembe.

Ka Tembe vai ter

primeira estrada asfaltada

O Distrito Municipal da Ka Tembe, na cidade de Maputo, vai beneficiar pela primeira vez de uma asfaltada, através de um investimento orçado em pouco mais de 161 milhões de meticais.

O acto do lançamento da primeira pedra para o arranque das obras, cuja duração será de seis meses, teve lugar na passada sexta-feira, encabeçado pelo presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango.

A ser executada pela construtora “Ceta”, a pavimentação da denominada Rua-B, que se estende ao longo da “Marginal” da KaTembe, compreenderá uma extensão de 3,5 quilómetros.

A Rua-B estende-se a zona do bairro de Guachene, junto da ponte cais de atracagem dos ‘ferry-boats” até a intercepção com a Rua 403, junto do Complexo Marisol, no bairro Chali.

A futura via terá duas faixas de rodagem de 3,5 metros cada, com passeios de 1,5 metro cada, incluindo valas de drenagem para o escoamento de águas pluviais, prevendo-se que tenha uma largura de 10 metros.

Segundo foi referido, a estrada terá um piso de bloco-cimento, vulgo “pavês’, devendo contribuir para a melhoria das condições de mobilidade para os habitantes da KaTembe.

Centro de Saúde para Chamissava

Um novo Centro de Saúde, inaugurado na passada sexta-feira, vai passar a beneficiar a comunidade residente do bairro Chamissava, localizado no interior do distrito da KaTembe.

Trata-se de uma unidade sanitária que terá condições de internamento e maternidade e vai ajudar a descongestionar os serviços de saúde focalizados no único centro existente naquele distrito.

O edil de Maputo, que presidiu o acto inaugural, disse que a comunidade de Chamissava deve se envolver na manutenção das novas instalações sanitárias com vista a preservação daquele património.

Benjamim Wilson

 

benjamim_wilson@yahoo.com.br

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana