Em Foco

Guebuza encerra cursos de formação de Sargentos

A Escola de Sargentos das Forças Armadas General do Exército Alberto Joaquim Chipande, em Boane, província de Maputo, encerrou na última sexta-feira três cursos de sargentos. Trata-se do quinto curso de formação de sargentos de quadro permanente, do sexto curso de sargentos milicianos e o 36° de Instrução Básica Militar.

A cerimónia foi dirigida pelo Chefe de Estado e Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Armando Emílio Guebuza e testemunhada por várias individualidades, para além de familiares dos graduados.

Viveu-se um ambiente de festa no seio dos formandos, uma vez que aquela cerimónia marcou o fim da sua formação e consequentemente a abertura de uma nova janela profissional.

Os formandos comprometeram-se, durante o seu juramento, em cumprir com as suas obrigações, nomeadamente, defender a pátria moçambicana e seguir as orientações do Chefe do Estado.

De referir que maior parte dos graduados inscreveram-se voluntariamente para fazerem parte das fileiras das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, pelo que se espera muito da sua contribuição na manutenção de segurança no país.

Falando para os novos graduados, o Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Armando Guebuza, disse que a cerimónia de encerramento dos Cursos de Formação de Sargentos, de Formação de Sargentos Milicianos e de Instrução Básica Militar “sublinha o apego aos valores que identificam os moçambicanos como um povo muito especial”. De entre eles o destaque vai para a Unidade Nacional, a auto-estima, o patriotismo e o sentimento crescente de comunhão de destino.

“A formação do homem nas nossas instituições de ensino militar, em geral, e nesta escola, em particular, proporciona aos nossos jovens, homens e mulheres, por um lado, o aprofundamento desses valores nobres, integrantes da nossa história colectiva e, por outro lado, o domínio da arte e ciência militares”,referiu o Chefe de Estado.

Lembrou ainda aos graduados de que o juramento que fizeram representa um compromisso de honra e de lealdade para com a pátria amada.

“Manifestaram publicamente a vossa vontade e prontidão para defender a nação moçambicana e cumprir com os vossos deveres militares. Em cada lugar onde estiverem lembrem-se sempre do texto e o conteúdo do vosso juramento e coloquem-no constantemente em prática”,referiu Armando Guebuza.

Acrescentou que a formação de sargentos permite ganhos significativos na consolidação de valores patrióticos dos jovens que ingressam nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique. Reconhecidamente é nesta classe que se transferem, em primeira mão, os valores e virtudes da vida militar.

Segundo Armando Guebuza a formação de Sargentos permite ganhos significativos na consolidação de valores cívico-patrióticos de jovens que ingressam nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique, uma vez que é nesta classe que se transferem, em primeira mão, os valores e virtudes da vida militar.

“Se um sargento não prima pelo aprumo, garbo e brio profissionais, não pode servir, adequadamente, de elo de ligação entre a oficialidade e praças. Ele deve, a todo o momento, saber colocar-se entre o oficial, de quem recebe as ordens, e a classe de praças, a quem as transmite e cuja execução controla. Deste modo, irá assegurar que as ordens dadas são plenamente entendidas, na forma e no conteúdo, para que sejam pontual, exacta e perfeitamente executadas,disse.

Abibo Selemane

habsulei@gmail.com

Fotos de Urgel Matula

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo