Início » Guebuza chefia missão da UA

Guebuza chefia missão da UA

Por admin

O antigo presidente de Moçambique Armando Guebuza está de malas aviadas para a Tanzânia onde vai chefiar a equipa de observadores da União Africana que vai monitorar as eleições gerais de 25 de Outubro corrente.

Por seu turno, o ex-presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan vai chefiar a equipa de observadores da Commonwealth. A informação foi anunciada em Dar-Es-Salaam pelo Embaixador Hassan Simba Yahya Secretário Permanente dos Negócios Estrangeiros, numa conferência de imprensa com o Coordenador-Residente do Sistema das Nações Unidas, Alvaro Rodrigues.

A duas semanas para a realização das eleições gerais, vários países e organizações internacionais já foram autorizados para observar o sufrágio. Entre essas organizações incluem-se a SADC, a União Africana, a União Europeia e os Estados-membros da Região dos Grandes Lagos.

O embaixador Yahya disse que a SADC vai despachar duas equipas devendo a primeira desembarcar em Dar-Es-Salaam dentro de dias para avaliar no terreno se os preparativos para as eleições estão devidamente assegurados.

Por seu turno, o Coordenador-Residente do Sistema das Nações Unidas Alvaro Rodrigues apelou para a realização de eleições pacíficas para que o país possa continuar o seu desenvolvimento sustentável. Ele recordou a declaração do falecido Presidente Mwalimu Julius  Nyerere segundo a qual a paz é imprescindível para o desenvolvimento da Tanzânia.

De acordo com as sondagens, espera-se uma afluência massiva às urnas no próximo dia 25 de Outubro. Mais de vinte milhões de tanzanianos estão inscritos para votar.

Mudanças

Entretanto, o presidente do Partido Trabalhista da Tanzânia (TLP) Augustino Mrema  e o antigo secretário-geral do Chadema, Wilbroad Slaa acabam de anunciar o seu apoio ao candidato presidencial do Chama Cha Mapinduzi John Magufuli. Os dois líderes da oposição pediram aos tanzanianos para votarem no candidato do CCM para o mais alto cargo do Estado.

Slaa saudou o Doutor John Magufuli notando que a sua integridade, entrega ao trabalho e transparência são alguns dos factores que conferem ao candidato do CCM a capacidade necessária e objectiva para dirigir o país.

Por seu turno Augustino Mrema disse que Magufuli é o candidato ideal para a presidência  sublinhando que ele tem feito um trabalho notável para a Tanzania.

John Magufuli era ministro das Obras Públicas do governo de Kikweti e é conhecido como grande trabalhador.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana