Início » Expulsão imediata para os falsificadores de resultados

Expulsão imediata para os falsificadores de resultados

Por admin

A falsificação de qualquer resultado dos exames finais não deve ter outro tratamento se não a expulsão, segundo orientações deixadas pelo Ministro da Educação, Augusto Jone, que este 

domingo termina uma visita de trabalho a província de Cabo Delgado.

Com o intuito fundamental de acompanhar todo processo de exames, Augusto Jone deixou claro que não haverá tolerância para os professores e directores que viciarem os resultados dos exames dos alunos que não tiverem nota suficiente para passar de classe. Aliás, o Ministro da Educação apelou aos professores envolvidos no controlo dos exames finais para ‘estarem vigilantes e evitarem qualquer situação de fraude’.

Prosseguindo chamou atenção para a necessidade de se ter especial atenção aos exames da segunda época da Quinta, Sétima, Décima e Décima Segunda classes, que iniciam dentro de dias, onde a probabilidade de ocorrência de fraude é grande,  ‘visto que estes farão de tudo para transitar de classe, incluindo entrar em esquemas de aliciamento de professores’.
Entretanto, conforme ficamos a saber, o Ministério da Educação terá dentro de dias um novo qualificador profissional que, entre muitos objectivos, visa disciplinar e punir eventuais directores de escolas e adjuntos pedagógicos que se envolverem em fraudes académicas, bem como em outros atropelos grave.

Ainda de acordo com esclarecimentos de Jone, ‘não haverá contemplações! A medida única para os infractores, será a sua expulsão da educação e, consequentemente, do Aparelho do Estado’.
O novo qualificador em forja estabelece, ainda, requisitos para se ocupar ou nomear quadros de direcção. Assim, para se nomear ou concorrer aos cargos de Director de escola primária, secundária, instituto de formação de professores, institutos técnicos profissionais e outros será preciso obedecer ou reunir uma serie de exigências que constam do novo dispositivo.
Augusto Jone já trabalhou nos distritos de Quissanga, Mocímboa da Praia e Muidumbe, devendo, na última etapa da sua estadia nesta região do país, visitar alguns centros de correcção dos exames na Cidade de Pemba. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana