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Exames decorrem tranquilamente

A primeira época dos exames finais da 10ª e 12ª classes do ano lectivo de 2012 terminou com resultados surpreendentes. É que no decurso das provas não se 

registou nenhum caso de fraude académica, em todas as províncias do país. Também baixou o nível de atrasos à chegada nos centros de exames, por parte dos alunos da cidade de Maputo, contrariando assim o cenário dos anos transactos.

De acordo com Jafete Mabote, director Nacional de Exames e Equivalências, os exames da primeira época “decorreram sem sobressaltos, visto que não registámos casos de fraude académica, e não tivemos centros que ficaram sem as provas de exames, pois estivemos a trabalhar em conjunto com os governos províncias”.

Acrescentado ainda que “outro caso que nos surpreendeu é facto de os alunos da Cidade de Maputo, por sinal os que mais índices de atrasos apresentavam nos anos transactos, terem nesta primeira chamada superado a sua assiduidade e pontualidade, mesmo com a mudança de horários. Este é um facto positivo”, realçou Mabote.

Para a fonte do Ministério da Educação, esta melhoria deveu-se ao facto de os examinados sentiram-se obrigados a se fazerem presentes nas escolas o mais cedo possível, para não perder o ano e porque sabem que há problemas de engarrafamento nas estradas.   

Mabote referiu que “no primeiro dia das provas verificou-se uma média de 20 a 30 atrasos e cerca 100 a 150 faltas por província. No segundo dia, as faltas baixaram para 10 a 15 por província. Já nos últimos dias os casos eram quase que isolados. Mas os estudantes que não conseguiram realizar o exame na primeira época têm a oportunidade de fazer as provas na segunda época, a decorrerem a partir do dia 3 de Dezembro, a nível nacional”, salientou.

Referir que, na passada quinta-feira, iniciaram os exames nos institutos de formação de professores, que, segundo Mabote, estão igualmente a decorrer de “forma tranquila”. Os mesmos deverão terminar no próximo dia 14. Na última quarta-feira terminaram os exames da 2ª chamada do 3º ano de alfabetização, cujos resultados serão divulgados na semana corrente.  

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