Início » ESTRADA NACIONAL 443: Inhambane ficou mais perto de Gaza

ESTRADA NACIONAL 443: Inhambane ficou mais perto de Gaza

Por Idnórcio Muchanga

A asfaltagem da estrada Mandlakazi-Mwadjahane-Macuacua marca uma etapa do desenvolvimento da província de Gaza e altera de forma significativa o panorama das infra-estruturas rodoviárias de parte deste ponto do país.

Com 35,6 quilómetros, a Estrada Regional 443 tem a singularidade de resultar de uma promessa eleitoral do Presidente da República e custou aos cofres do Estado 387 milhões de Meticais.

A sua construção durou 24 meses, período durante o qual foi melhorado o sistema de drenagem, sobretudo a baixa de Mangwenhane, que no período chuvoso tornava a via intransitável. Trata-se da pavimentação de 30,1 quilómetros do trajecto Mandlakazi-Macuacua, 4,1 quilómetros de acessos à Aldeia de Nwadjahane e de 1,4 quilómetros das avenidas CFM e Samora Machel, na vila municipal de Mandlakazi.

De acordo com o delegado provincial da Administração Nacional de Estradas (ANE), Jorge Govanhiça, o projecto tem também a particularidade de ter sido implementado com recurso à tecnologia de ponta que resultou na redução de custos.

Com efeito, para a base e sub-base foram usadas tecnologias convencionais, tendo sido aplicado um revestimento superficial simples para em seguida colocar-se uma camada de lama asfáltica, o que habilita a via a suportar viaturas com carga até 48 toneladas.

Texto de Benjamim Wilson

benjamim.wilson@snoticicas.co.mz

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana