Início » Erosão na Barragem de Senteeko eleva alerta de cheias em Maputo

Erosão na Barragem de Senteeko eleva alerta de cheias em Maputo

Por Benjamim Wilson

A erosão na Barragem de Senteeko, em Barberton, na África do Sul, tende a agravar-se, facto que faz disparar preocupações devido ao elevado risco de causar inundações. Segundo a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH), o Departamento de Águas sul-africano alerta para a iminente possibilidade de a infra-estrutura colapsar a qualquer momento.

Caso se verifique tal possibilidade, de acordo a DNGRH, pelo facto de as águas fluírem para o território nacional a partir da região da fronteiriça de Ressano Garcia, a eventualidade de causar inundações será elevada, incluindo nas regiões já afectadas pelas cheias no baixo Incomáti.

Conforme adianta a DNGRH, o colapso da infra-estrutura pode transportar maiores caudais, o que resultaria num agravamento das inundações no extremo mais a sul do país.

Alerta, igualmente, que a situação poderá ter impactos sobre assentamentos humanos das regiões de Xinavane, Ilha Josina Machel, assim como nas zonas baixas de Moamba, Magude, Manhiça e Marracuene, podendo afectar acima de 40 mil pessoas, além de infra-estruturas sociais.

Entretanto, a DNGRH assegura que, em caso de ruptura, a onda de caudal a ser gerada pela descarga poderá levar, com efeitos desde a passada sexta-feira, entre três e cinco dias para atingir o território nacional. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana