Início » Ensino superior deve incentivar pesquisa aplicada

Ensino superior deve incentivar pesquisa aplicada

Por admin

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, instou as instituições de ensino superior do país a incentivarem a pesquisa científica e tecnológica como meio de formação dos estudantes para a busca permanente de soluções para os problemas socioeconómicos que ainda existem no país.

Carlos Agostinho do Rosário falava sexta-feira última, no posto administrativo de Lionde, distrito de Chòkwé, província de Gaza, na terceira cerimónia de graduação de 296 técnicos superiores do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG). Com esta graduação, o ISPG colocou no mercado de trabalho 185 licenciados e 111 bacharéis dos cursos de engenharia agrícola, zootécnica, hidráulica, água rural e contabilidade e auditoria.

O Primeiro Ministro referiu que “o Programa Quinquenal do Governo visa melhorar as condições de vida do povo moçambicano, aumentando o emprego, a produtividade e a competitividade, criando riqueza e gerar um desenvolvimento equilibrado e inclusivo, num ambiente de paz, segurança, harmonia, solidariedade, justiça e coesão entre os moçambicanos.

Considerou que para a formação do capital humano no país é necessário que haja um sistema educativo inclusivo, eficaz e eficiente que garanta a aquisição das competências que respondam às necessidades de desenvolvimento humano.

Explicou que a criação dos institutos superiores politécnicos enquadra-se na estratégia do Governo de expandir o ensino técnico para a formação de técnicos de nível superior, direccionados para os desafios do desenvolvimento económico e social virado para as comunidades, através da introdução de tecnologias e inovação,

Por seu turno a governadora da província de Gaza, Stella Pinto Novo Zeca, disse que a graduação dos técnicos do ISPG deve constituir o inicio duma etapa de trabalho em que a sociedade é que deve julgar o desempenho dos formandos pela diferença que devem demonstrar no terreno.

Durante a cerimónia, Carlos Agostinho do Rosário também lançou oficialmente o Plano Estratégico 2015 a 2020 do ISPG que prioriza como princípios a eficiência na gestão, a qualidade, a modernização, equidade e acesso.

Texto de Artur Saúde

Fotos de Carlos Uqueio

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana