Início » Distribuídas sementes para novas culturas

Distribuídas sementes para novas culturas

Por admin

As autoridades governamentais, em Manica, estão a distribuir sementes beneficiando pessoas que perderam as sua culturas devidos as chuvas, de modo a inverter

o quadro negro das inundações.

O secretário permanente provincial de Manica, António Mapure, disse  que o governo, com ajuda de parceiros, já disponibilizou cerca de 30 toneladas de sementes diversas que serão distribuídas às populações para fazerem uma nova sementeira a ser feita nas zonas altas e seguras.

A prioridade vai para a distribuição da semente de milho, feijão nhemba e vulgar, hortícolas entre outras de rápida maturação. As feiras agrícolas são uma outra alternativa encontrada para fazer face ao problema de falta de semente. Na presente campanha agrícola estão programadas dez feiras em todos distritos da província.

Nessa altura, de acordo com o nosso interlocutor, os camponeses poderão ter à sua disposição outros insumos para permitir que a campanha agrícola 2012/13 decorra dentro do planificado.

De uma forma geral, António Mapure referiu que a presente campanha agrícola vai sem sobressaltos, apesar das enxurradas que assolaram a província e o país.

Acredita que a meta estabelecida, que consiste em produzir 2.2 milhões de toneladas de culturas diversas na presente campanha será atingida em Manica. Para o efeito, foram planificados 937.912.11 hectares. Deste número, 795.644.83 hectares foram cultivadas na primeira época e 142.277.28, na segunda.

Na primeira, 97 por cento da área foi cultivadas e 88 por cento dos campos foram semeados, o que representa um crescimento na ordem de 10 por cento, quando comparado com a campanha agrícola passada.

Recorde-se que na província de Manica, as chuvas que caíram acompanhadas de ventos fortes que fizeram sete vítimas mortais e destruíram várias infra-estruturas. As mortes ocorreram em Chimoio, Tambara, Manica e Guro.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana