Início » Desfiles encerram campanha eleitoral da Frelimo

Desfiles encerram campanha eleitoral da Frelimo

Por admin

Um desfile, que culminará com um showmício, constitui um dos momentos mais altos da cerimónia de encerramento da campanha eleitoral do partido Frelimo na cidade de Chimoio, capital da província de Manica. O acto terá lugar na Praça de Independência localizada no centro daquela cidade.

Por se tratar dum evento público, o partido Frelimo em Chimoio espera receber numerosas pessoas que poderão acorrer ao local para testemunhar o fim da festa de caça ao voto rumo às Eleições Gerais e das Assembleias Provinciais desta quarta-feira.

Esta cerimónia ao nível provincial será dirigida pelo membro da Comissão Política e chefe da brigada central para província Manica, Alcinda de Abreu.

Informações em nosso poder, indicam que para hoje, último dia da campanha eleitoral, que durou 45 dias, para além desta cerimónia que terá seu início no período da tarde, estão agendadas outras actividades a serem realizadas durante a manhã, destacando-se a participação em cultos religiosos nas diversas igrejas de Chimoio.

Os membros e simpatizantes da Frelimo estarão divididos em grupos pelas igrejas onde vão agradecer a Deus pelo sucesso durante os trabalhos de campanha e também rezar para que as eleições decorram num ambiente de paz e tranquilidade. 

O porta-voz do partido Frelimo na cidade de Chimoio, José Saize, disse que estes acontecimentos terão réplicas pelos dez distritos da província de Manica. José Saize explicou que a festa inicia com um desfile pelas principais artérias de Chimoio até à praça da Independência. Já naquele local, assistir-se-á a uma série de actuações musicais com a participação de vários artistas daquela cidade, seguido de várias intervenções. O discurso de Alcinda de Abreu, que será a última a dirigir-se aos presentes, marcará o fim da campanha eleitoral da Frelimo em Manica.

De acordo com José Saise, o desfile contará com a presença de pessoas de diversos extractos da sociedade, sem exclusão em termos de cor partidária, religião ou outros. “É uma cerimónia aberta, onde aquele que quiser poderá participar. A Frelimo é de todos e nós estamos abertos a qualquer pessoa. É uma festa que marca o fim dos trabalhos de caça ao voto que tiveram a duração de 45 dias. Portanto, sendo uma festa pública ninguém está vedados de participar. Mesmo aqueles que se simpatizam com outros partidos, se acharem que querem comemorar connosco o podem fazer, desde que seja num ambiente de paz e civismo para evitar possíveis focos de violência”, disse aquele porta-voz, para quem a campanha eleitoral decorreu num ambiente de harmonia.

Em jeito de balanço, ele afirmou que os trabalhos de pedido de voto decorreram sem grandes sobressaltos em Chimoio e um pouco pela província porque, na sua opinião, os membros do “batuque e da maçaroca” demonstraram maturidade política durante esse período, distanciando-se de todos actos de provocações.

Não negamos que tivemos, em algumas situações, tentações por parte da oposição. Mas soubemos gerir o problema e isso fez com que não houvesse violência ou outro tipo de agressão. Este é que é o nosso princípio, não respondemos qualquer tentativa de provocação”, explicou Saize.

O partido Frelimo naquela parcela do país acredita que durante este período de caça ao voto, a sua mensagem foi compreendida pelo eleitorado esperando-se apenas pela abertura das urnas na manhã da quarta-feira.

José Saize referiu que “oque fizemos foi escalar todos distritos e bairros, onde reiteramos o nosso compromisso de melhor servir o povo. Fizemos promessas porque a Frelimo foi, é e sempre será o partido preocupado com os problemas da população. O que dissemos é que se votarem neste partido e no seu candidato Filipe Jacinto Nyusi esses problemas serão resolvidos. Do próprio eleitorado recebemos garantias de voto. Por isso, só podemos dizer que estamos à espera da data para carimbarmos a vitória da Frelimo e do nosso candidato, que é também candidato dos moçambicanos, para prosseguirmos com aquilo que é o plano de desenvolvimento em curso no país”.

 Renamo e também em festa

Para marcar o fim da campanha eleitoral, há festas em quase todos partidos políticos. A Renamo, na província de Manica, tem agendada várias actividades nos bairros de Chimoio. Esta formação política vai desfilar a partir da sua sede provincial em Manica até ao popular Mercado 38, onde pela última vez nesta campanha, vai apresentar o manifesto eleitoral à população. O acto de encerramento será orientado por Saimone Macuiana, quadro sénior do partido de Afonso Dhlakama.

O delegado provincial do partido Renamo em Manica, Sofrimento Furai Matequenha afirmou que apesar de terem surgido alguns focos de violência nos distritos de Guro e Tambara, a norte da província de Manica, envolvendo membros de partidos políticos, a campanha correu bem e a mensagem para votar na Renamo e seu candidato Afonso Dhlakama foi recebida pelo eleitorado.

Domingos Boaventura

mingoboav@gmail.com

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana