Este foi um dos principais apelos do presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Abdul Carimo, feito ontem, aqui em Nampula, quando passavam pouco menos das doze horas.
“Hoje os munícipes devem pautar pelo urbanismo, civismo e respeito dirigindo-se às mesas das assembleias de voto quanto mais cedo possível, esperando paciente e ordeiramente nas filas, votando livre e conscientemente no candidato de sua preferência para os próximos cinco anos.”
Abdul Carimo pediu que findo a votação, os eleitores não permanecessem dentro do perímetro das assembleias de voto e para “aguardarem os resultados tranquilamente”
Já aos membros das mesas de assembleia de voto, a solicitação foi no sentido de eles enveredarem pelo voluntarismo e dedicação por eles demonstrada quando aceitarem a “nobre tarefa de conduzir o processo de votação e apuramento parcial. Vocês, neste processo, representam as autoridades eleitorais sendo que por essa razão devem pautar por uma conduta de seriedade, honestidade, isenção, transparência e zelo”, disse Abdul Carimo.
O presidente da CNE acrescentou que o sucesso do desempenho dos membros das mesas de votação está estritamente ligado ao sucesso das fases subsequentes.
“Por isso, exortamos-vos a conduzir este processo exemplarmente longe de influências políticos-partidárias e obedecendo sempre às autoridades eleitorais e os manuais e códigos de conduta ministrados durante a formação”, sublinhou.
Aos delegados de candidatura, apelou-os para que exercessem a fiscalização objectiva da actividade de mesa da assembleia de voto cooperando para o desenvolvimento normal da votação, do escrutínio, e do funcionamento da mesa da assembleia evitando intromissões injustificáveis e de má-fé.