Em Foco

Cornos de rinoceronte “voam” das mãos da Polícia

Um total de 12 cornos de rinoceronte, correspondentes a 50 quilogramas, que foram roubados, há dias num armazém, na província de Maputo, um lugar que se supunha estar a ser assegurada por pessoas treinadas para o efeito. Desta forma ficaram a nu as fragilidades das autoridades no combate a este tipo de crime que tem impacto nocivo para a economia do país.

Em conexão com o caso encontram-se encarcerados seis indivíduos ligados a instituições do Estado, entre polícias e outros.

Este acto sucede numa altura em que o Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança e Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou preocupação com o comportamento dos agentes da Polícia que são apanhados nas redes de traficantes de cornos de rinoceronte, pontas de marfim, droga diversa ou como facilitadores do cometimento dos mesmos ilícitos criminais.

Segundo Nyusi, o combate ao crime organizado constitui um dos principais desafios da Polícia da República de Moçambique (PRM) e esta deve ser implacável na sua actuação para que a sociedade e os cidadãos se sintam tranquilos. Nyusi proferiu estas palavras por ocasião da comemoração dos 40 Anos PRM decorrido em Maputo.

No entanto, o Porta-voz da PRM ao nível da província de Maputo, Emídio Mabunda, referiu que as circunstâncias em que tal facto sucedeu ainda estão por esclarecer.

“Nas instalações onde o produto em questão estava supostamente bem guardado não houve arrobamento, o que significa que os individuos que protagonizaram o furto conhecem bem o local e as condições em que os cornos estavam armazenados”, asseverou Emídio Mabunda.

Acrescentou que os seis indivíduos moçambicanos, a quem se tinha confiado as chaves dos cadeados e a vigilância do local, já estão detidos. Mabunda não referiu se os visados são ou não polícias, são cidadãos moçambicanos, o trabalho feito pela polícia mostra que não foi nenhum arrombamento, as pessoas tinham acesso ao local, são pessoas que foram confiadas para o proteger”, disse Mabunda.

No entanto, neste momento, a polícia está na posse de duas réplicas de cornos de rinocerontes apreendidas.

Emídio Mabundaafirmou que as réplicas dos cornos de rinocerontes estavam a ser feitas localmente, mas a corporação está a trabalhar para recuperar os verdadeiros cornos.

Decorre umtrabalho de investigação e iremos apresentar os indivíduos para esclarecer qual era o interesse. Ainda é prematuro revelar quem são as pessoas que praticaram o crime, contudo, trata-se de pessoas confiadas para proteger o local”, disse o porta-voz da Polícia, tendo acrescentado que, “estamos a trabalhar para trazer de volta os verdadeiros cornos”, assegurou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo