DestaqueEm Foco

Consolidar independência é um processo contínuo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou, ontem, em Maputo, que a consolidação da independência é um processo contínuo.

Discursando na Praça dos Heróis, por ocasião das cerimónias centrais do 25 de Junho, Dia da Independência Nacional, o Chefe do Estado reconheceu que as acções terroristas que se registam em Cabo Delgado constituem uma ameaça à soberania e independência nacional, porque comprometem não só o desenvolvimento das regiões afectadas, mas de todo o país, por implicar a redefinição de programas estruturais.

O Presidente da República reiterou que nos últimos dias se regista um movimento de terroristas que fogem do aperto imposto pelas Forças de Defesa de Moçambique (FDS) e suas congéneres do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, no Teatro Operacional Norte.

Explicou que os terroristas têm protagonizado ataques nos distritos de Macomia e Ancuabe, praticam actos horrorosos e saqueiam bens da população. “Os bandidos procuram provocar pavor e terror na população e lançar a mensagem de que estão organizados e revigorados”.

Destacou que os combates continuam para evitar que os terroristas criem pânico aos moçambicanos.

Disse que apesar de se registar focos de ataques, não existe neste momento nenhuma povoação, sede dos posto administrativo ou de distrito nas mãos dos terroristas. Leia mais…

Texto de Domingos Nhaúle e Maria de Lurdes Cossa

Fotos de Jeronimo Muianga

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo