Início » Ciclone Kenneth mata e destrói em Cabo Delgado

Ciclone Kenneth mata e destrói em Cabo Delgado

Por admin

Um óbito por queda de um coqueiro, um ferido por queda de uma janela de uma escola e várias infra-estruturas parcial e totalmente destruídas fazem parte do primeiro balanço feito pelo Comité Operativo de Emergência (COE) da província de Cabo Delgado, na sequência da passagem do ciclone Kenneth por esta região.

Dados obtidos há momentos pelo domingo indicam que o óbito e o ferido aconteceram na cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, onde também se registou a destruição parcial de quatro salas de aula.

Em termos de impactos, consta que Macomia foi o distrito que teve muita destruição de infra-estruturas, entre as quais agências bancárias, bombas de abastecimento de combustíveis, habitações, incluindo a administração que ficou parcialmente destruída.

Apesar disso, não há registo de óbitos nesta região e a maior parte das pessoas se albergou nas varandas de algumas casas. Consta ainda que há muitas árvores caídas e o tecto da penitenciária local está parcialmente destruído.

Na ilha de Ibo reporta-se a destruição de cerca de 90 por cento das casas. Na vila-sede do distrito a residência oficial do administrador ficou sem tecto. Nesta região, há 15 mil pessoas ao relento e os centros de acolhimento estão lotados, pelo que há necessidade de tendas, comida e água potável.

Consta que o ciclone já se dissipou e se transformou num sistema de baixas pressões com ventos abaixo de cerca de 80 quilómetros por hora (km/h) podendo continuar a cair precipitação acima de 100 km/h e espera-se que a chuva continue a cair até ao princípio da tarde de amanhã.

Entretanto, o rescaldo da passagem do ciclone Kenneth indica que nos distritos de Macomia e Mocímboa da Praia foram registados ventos fortes com rajadas de 140 a 160 km/h.

Nas últimas 24 horas foram registadas chuvas de 194 milímetros (mm), no distrito de Mueda e no distrito de Ibo a chuva atingiu 130mm. Nos outros distritos a precipitação andou em volta de 50 a 80 mm.

As bacias de Messalo registam níveis estacionários, sem subida significativa, enquanto os rios Megaruma e Rovuma ainda apresentam níveis abaixo do alerta. 

No distrito de Palma nove casas de construção precária ficaram destruídas e quatro embarcações afundaram sem, contudo, haver o registo de perdas humanas.

No distrito de Mocímboa da Praia não há danos ainda por reportar, em Muidumbe duas casas ficaram total ou parcialmente destruídas e em Quissanga há uma casa destruída.

Nos locais seguros de toda a província existem ainda centenas de pessoas que foram e estão a ser assistidas, mas reportam necessidade de panelas, saneamento e disponibilização de água, e algumas destas pessoas já começam a regressar às suas casas. Sobre as vias de acesso ainda não há impactos significativos.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana